A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) reforça a importância da prevenção ao câncer de mama com nova edição da campanha Outubro Rosa. A programação inclui exposição fotográfica, distribuição de uma cartilha informativa e audiência pública com especialistas.
O câncer de mama é o que mais atinge as mulheres, conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A estimativa é a de que 73.610 novos casos devam ser registrados apenas em 2024. O número chama atenção das mulheres e da sociedade para ações preventivas.
A inciativa, simbolizada pelo laço cor-de-rosa, “objetiva motivar e instrumentalizar a população e os profissionais de saúde sobre as ações de controle e o cuidado integral relativos ao câncer de mama”, informa a ALEP. E inclui a prevenção ao câncer de colo do útero.
O prédio da Casa de Leis, no Centro Cívico, será iluminado de rosa por 15 dias.
Especialistas
A audiência pública “Juntas na Luta Contra o Câncer de Mama” está marcada para o dia 15 de outubro, às 9h, no Plenarinho Gabriel Luiz Sampaio. Reunirá médicos, especialistas e representantes do governo, do Ministério Público e de instituições que apoiam e dão suporte às pacientes com câncer e suas famílias.
A proposição é da deputada Cantora Mara Lima (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. E tem o apoio da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia, comandada pela deputada Cloara Pinheiro (PSD), e do Instituto Inovação e Ensino em Saúde (Intes).
De acordo com Mara Lima, “é fundamental que as mulheres se cuidem, façam o autoexame e visitem o médico regularmente”. A deputada Cloara Pinheiro afirmou ser necessário “garantir que todas as mulheres tenham acesso a serviços de saúde de qualidade, incluindo mamografias e tratamentos adequados.”
Exposição
No dia 7 de outubro, acontecerá a abertura da exposição “Outubre-se”, às 13h30, no Espaço Cultural, iniciativa da Procuradoria da Mulher da Assembleia. Ela reúne ensaios fotográficos feitos por César Roman e Sílvia Roman com mulheres em tratamento contra o câncer ou que já encerraram os procedimentos, representando a valorização da vida e a prevenção.
(As informações são da Assembleia Legislativa.)
Comentários estão fechados.