Os deputados estaduais aprovaram, nessa terça-feira (29), em primeira e segunda discussões, o Projeto de Lei n.º 280/2019, que amplia a obrigatoriedade de instalação de coletores de lixo reciclável no Paraná.
Leia também:
Eleição altera composição da Assembleia Legislativa no Paraná
Proposto pelo deputado Goura (PDT), o texto altera a redação da Lei n.º 15.632/2007 e estabelece que condomínios residenciais, empresariais e industriais, além de restaurantes e hotéis, estarão obrigados a contar com os coletores.
Anteriormente, a lei já dispunha que universidades, faculdades, centros universitários, escolas, colégios, estádios, supermercados, restaurantes, hotéis, shoppings e locais de eventos contassem com lixeiras separadas para recicláveis, orgânicos e rejeitos.
“O processo de coleta seletiva dos resíduos visa, também, diminuir a degradação do meio ambiente, pois haverá redução da extração de matéria-prima, uma vez que os resíduos podem ser reutilizados após a reciclagem”, justifica o deputado.
Imigração coreana
A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) também aprovou a criação do Dia da Imigração Coreana, para celebrar a chegada dos primeiros imigrantes coreanos ao Brasil, ocorrida em 12 de fevereiro de 1963.
“Em 2023 foram comemorados os 60 anos da imigração coreana para o Brasil, sendo o projeto uma forma de homenagear e honrar o povo coreano que escolheu o país e o estado como seu novo lar”, indica a autora da proposta, deputada Maria Victoria (PP).
(Com informações da Assembleia Legislativa)