Nova eleição nesta segunda-feira, 11, confirmou o deputado Alexandre Curi (PSD) na presidência da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), no biênio 2025-2026. A Casa de Leis optou por refazer o pleito para garantir segurança jurídica ao procedimento de escola interna.
O pleito ocorreu após aprovação de nova resolução anulando a decisão anterior, de agosto, alterando a data de realização da eleição e permitindo que esta seja convocada apenas a partir do dia 1.° de novembro do segundo ano de cada legislatura. Foi apresentada chapa única, denominada “Fortalecimento e União do Poder Legislativo”.
As mudança foram adotadas depois que a Procuradoria-Geral da República (PGR) ingressou com ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) contra a antecipação de eleições em várias Assembleias do país. As medidas relacionadas a datas e antecipações seguem tramitando no Supremo Tribunal Federal (STF).
“Fizemos um ajuste em função de algumas ADIs questionando as eleições antecipadas”, disse o presidente da ALEP, deputado Ademar Traiano (PSD). “Não é o caso da Assembleia, mas em outros legislativos. Nós preferimos tomar toda a cautela para não criarmos uma situação que poderia atrapalhar a eleição da Mesa”, conclui.
Nova eleição
Com a eleição confirmada, Alexandre Curi. “De forma unânime, entenderam que era necessária a revogação da nossa resolução, alterando o caput do artigo 13 do Regimento Interno, aprovando uma nova resolução. Quero externar a minha gratidão por, mais uma vez, ser eleito pela unanimidade dos deputados aqui da Casa”, afirmou.
Ele aproveitou para reforçar que as propostas para a sua gestão são as mesmas já anunciadas, com foco na transparência e eficiência, disse. “Nós estamos em busca do selo diamante de transparência. Também vamos continuar levando a Assembleia para mais perto da população, com a Assembleia Itinerante, aumentando o ritmo ano que vem, em diversos municípios do Paraná para ouvir as principais demandas da população”, pontuou.
Entre outras medidas defendidas pelo presidente eleito da Assembleia Legislativa, estão:
- meta de bater o recorde de devolução de recursos ao governo do estado;
- avançar em tecnologia, inovação e uso da inteligência artificial;
- fortalecer a sustentabilidade, com prédios inteligentes e outras medias, como instalar energia solar e acabar com o uso do papel.
Mesa diretora
Na nova composição eleita, o deputado Gugu Bueno (PSD) será o primeiro-secretário; já a deputada Maria Victoria (PP) permanece na Segunda Secretaria. A deputada Flávia Francischini (União) assume como a primeira vice-presidente. Completam o grupo o deputado Delegado Jacovós (PL), como segundo vice-presidente, e o deputado Moacyr Fadel (PSD), que se torna o terceiro vice-presidente. A terceira-secretaria fica sob o comando do deputado Requião Filho (PT), seguido pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que permanece como quarto secretário, e pelo deputado Goura (PDT), que será o quinto secretário.
(Com informações da Assembleia Legislativa do Paraná)