Maus-tratos a animais foi tema de debate na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) nessa quinta-feira. Na pauta, ações e políticas públicas para combater crueldade contra animais no estado.
A proposta foi do deputado estadual Marcelo Rangel (PSD), em referência ao Dia Estadual de Combate à Crueldade Contra Animais. A mensagem principal é a de que maus-tratos e crueldade contra animais são crimes.
O evento alertou para que as pessoas não se omitam quando presenciarem algum caso de abandono, crueldade ou maus-tratos. A sociedade toda deve envolver-se na causa, frisou o proponente da audiência pública.
“Precisamos avançar na legislação com relação às lacunas que temos”, disse. “E se casos de crueldade com animais acontecem, é por conta da falta de um debate mais aprofundado sobre as experiências técnicas e a ausência de uma legislação para atender todas as demandas”, concluiu o deputado Rangel.
Maus-tratos a animais
O presidente da Federação dos Médicos-Veterinários do Brasil e do Sindicato dos Médicos-Veterinários do Paraná, Cezar Amin Pasqualin, destacou que o objetivo é fortalecer as ações em prol dos animais.
“Precisamos de uma pacificação da matéria”, propôs. “E é fundamental que se estabeleça um processo educacional nas escolas para que os cuidados com os animais surjam espontaneamente, sem necessitar de normas punitivas.”
A campanha mundial Abril Laranja simboliza o enfrentamento aos maus-tratos e a prevenção à crueldade. É deve do poder público e da sociedade encampar essa causa em todas as dimensões.