Assembleia homenageia instituições que acolhem pacientes com câncer

Sessão solene foi realizada no plenário do Legislativo estadual, em Curitiba, na noite dessa quinta-feira (24).

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) promoveu, na noite dessa quinta-feira (24), sessão solene em homenagem aos voluntários e instituições que fazem o acolhimento de pacientes com câncer nas cidades paranaenses.

Leia também:
Paranaenses podem instalar antena parabólica digital gratuitamente

A solenidade foi proposta pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que destacou que o serviço prestado vai além do suporte ao tratamento médico, oferecendo esperança às pessoas que enfrentam o desafio da reabilitação.

Já Tânia Mary Gomez, presidente da organização Embaixadoras do Bem, uma das entidades homenageadas, afirmou que “esse reconhecimento é um grande estímulo para dar continuidade ao trabalho que desenvolvemos”.

Médico e professor com mais de cinco décadas de atuação e cerca de 18 mil cirurgias oncológicas realizadas, Sérgio Hatschbach, diretor-geral do Instituto Oncológico do Paraná (IOP), ressaltou que o apoio das instituições aos pacientes é fundamental.

“Há um grande tabu, o medo da morte, das sequelas. O trabalho dessas entidades, que prestam apoio de várias formas, contribui para a estabilidade dos pacientes durante o processo de tratamento. A condição emocional influencia na imunidade das pessoas”, lembrou.

Atualmente, o câncer é um dos problemas de saúde pública com maior incidência no Brasil, abrangendo mais de uma centena de diferentes tipos de doenças, que têm em comum o crescimento desordenado de células.

Os meses do último trimestre do ano são marcados por campanhas de prevenção, como o Outubro Rosa, que alerta para os riscos do câncer de mama, e o Novembro Azul, que tem como foco o câncer de próstata e os cuidados com a saúde do homem.

(Com informações da Assembleia Legislativa)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.