Fundo Paraná: projeto que altera regulamentação avança na Assembleia

Entre as alterações, projeto define a distribuição dos recursos entre a Fundação Araucária, municípios e demais órgãos.

Apoie! Siga-nos no Google News


Com votos divergentes, avançou na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) o projeto do governo que altera a regulamentação do Fundo Paraná, em sessões no último dia 13. Entre as alterações, a proposta define a distribuição dos recursos entre Fundação Araucária, municípios e demais órgãos.

LEIA TAMBÉM: Alexandre Curi é eleito novo presidente da Assembleia Legislativa

A mudança, argumenta a gestão estadual, permitirá a transferência de recursos do Fundo atribuídos à Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) na modalidade fundo a fundo. A oposição, que votou contra, considera a matéria inconstitucional.

O texto altera a Lei n° 21.354/2023, que regulamenta o Fundo Paraná. De acordo com o Executivo, o repasse vai promover o financiamento de programas, projetos e ações de pesquisa, extensão, desenvolvimento cientifico e tecnológico municipais.

Foram 32 votos favoráveis e 7 contrários em segunda discussão, e 35 a 8 em terceiro turno. Entre as alterações, projeto define que a distribuição dos recursos do Fundo Paraná será da seguinte forma:

  • até 50% à Fundação Araucária;
  • até 25% à Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e aos municípios do Estado do Paraná; e
  • até 25% ao Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), ao Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), ou a outra Instituição de Ciência e Tecnologia pública estadual que venha a ser constituída.

O Governo do Estado afirma, que além dos programas e ações, as mudanças permitiram a execução de medidas autorizadas pela Lei Estadual de Inovação e atividades afins. Ela seriam implementada segundo as diretrizes e políticas recomendadas pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia (CCT PARANÁ).

Representação

A Assembleia Legislativa também aprovou projeto do governo que altera a lei que criou o Conselho Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais do Estado do Paraná. A “proposta visa ajustar questões de representatividade, de participação dos órgãos e entidades ligados às demandas dos povos e comunidades tradicionais”, expõe a ALEP.

Calendário

Os parlamentares aprovaram cinco proposições que instituem datas comemorativas no estado, sendo:

  • Dia Estadual do Produtor de Leite;
  • Semana Estadual das Juventudes;
  • Dia Estadual do Desportista de Paintball;
  • Dia Estadual da Torcida Os Fanáticos; e
  • dia da prática esportiva nas escolas públicas.
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.