
A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou o Projeto de Lei n.º 720/2024, de autoria do deputado estadual Matheus Vermelho, de Foz do Iguaçu.
Leia também:
Deputado questiona quedas de energia em municípios do Paraná
A matéria concede título de utilidade pública ao Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI), localizado no bairro Náutica, às margens do reservatório da usina.
De acordo com o parlamentar, o ICLI presta serviços relevantes para a sociedade de Foz do Iguaçu e região, como o projeto Velejar é Preciso.
“O ICLI tem se destacado na realização de grandes eventos esportivos e náuticos, que contribuem para o turismo paranaense. Além disso, possui o belo Projeto Velejar é Preciso, que insere nossos jovens no esporte”, justificou.
O Velejar é Preciso atende crianças e adolescentes de 7 a 16 anos, no contraturno escolar, para a prática da vela. As equipes do projeto já representaram Foz do Iguaçu, em inúmeras ocasiões, nas competições nacionais e internacionais do esporte.
Atualmente, o ICLI recebe recursos da diretoria brasileira de Itaipu para custear parte do projeto. A declaração de utilidade pública estadual, contudo, abre portas para novas fontes de financiamento junto ao governo do Paraná.
Conforme Evandro Ferreira, comodoro do clube de Foz do Iguaçu, o ICLI pretende ampliar o número de alunos atendidos, de 165 para 200.
“Essa lei nos ajudará muito, pois será possível captar recursos junto aos órgãos do governo estadual, para que ajude os jovens do projeto a participar de competições fora da cidade”, avaliou.
Aprovado pela Assembleia Legislativa, o projeto agora segue para a sanção do governador Carlos Massa Ratinho Jr.
História do ICLI em Foz do Iguaçu
O Iate Clube Lago de Itaipu faz parte da história de Foz do Iguaçu desde 1985, promovendo atividades de lazer e prática de esportes.
O ICLI também organiza o tradicional Baile do Hawaii, que terá, em 2025, sua 35.ª edição. Outras informações sobre o clube estão disponíveis no endereço oficial https://icli.com.br/.
(Com informações da assessoria)