Deputados estaduais homenagearam a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB) pelos 80 anos. A sessão solene foi nessa terça-feira, 3.
A homenagem foi em reconhecimento pela contínua promoção de oferta sustentável de alimentos saudáveis e seguros, assim como pela produção de pesquisa, inovação e empreendedorismo.
A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) destacou a trajetória do órgão em prol da produção de alimentos, da competitividade da agricultura e do desenvolvimento do estado. O setor é um indutor econômico.
A proposição partiu do coordenador da Frente Parlamentar da Agroecologia e da Economia Solidária, deputado Professor Lemos (PT); do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Luiz Traiano (PSD); do primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD); do presidente da Comissão de Educação e líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD); do presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, deputado Anibelli Neto (MDB); e da líder do Bloco Parlamentar Temático da Agricultura, deputada Luciana Rafagnin (PT).
“A agricultura e a pecuária têm um peso muito grande no PIB do Paraná”, destacou Professor Lemos. “Ela contempla vários órgãos, de pesquisa, de assistência técnica, de infraestrutura, de fiscalização, entre outros.”
Já Hussein Bakri (PSD) ressaltou que a homenagem uniu os deputados de diferentes matizes. “O Paraná está vivendo esse momento de desenvolvimento, grande parte em conta de uma Secretaria de Agricultura forte, técnica, bem estruturada, dando resultados para a população.”
O órgão atua em todas as demandas do campo, incluindo o trabalho da porteira para dentro, passando pela fiscalização e sanidade. E busca melhorias estruturais, como em energia e estradas.
A cadeia do agro é atendida pela Secretaria de Agricultura, bem como pela diversa rede de cooperativas. E também pela agricultura familiar, que representa 80% das propriedades.
Secretaria da Agricultura
O secretário de estado da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza, referendou a importância do reconhecimento e enfatizou o papel dos servidores que constroem essa história.
Ele ainda citou diferenciais do Paraná. “Temos um grupo de cooperativas muito forte que ajuda a fazer a diferença. Temos duas federações da agricultura muito atuantes, sindicatos atuantes, cooperativas atuantes. E o governo se relaciona muito bem”, frisou.
Apesar do território pequeno em relação ao de outros estados, o secretário enumerou os destaques do Paraná:
- segundo maior produtor de milho;
- primeiro produtor nacional de frango;
- segundo produtor de suíno;
- maior produtor de peixe de água doce.
Oito décadas de agricultura
A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná completou 80 anos em 18 de setembro. Nessa data, em 1944, o interventor federal Manoel Ribas assinou o Decreto-Lei n.º 251 criando o setor que contemplava esse segmento.
O primeiro secretário foi o engenheiro agrônomo Manoel Carneiro Albuquerque Filho, que se transferiu ao Paraná a convite do então presidente Getúlio Vargas para assumir a função até o final de 1945. Outros 44 secretários se seguiram.
A Agricultura conta com 367 servidores efetivos, 62 técnicos administrativos terceirizados e outros 51 colaboradores. A estrutura inclui o apoio de sete estagiários e 30 residentes técnicos.
Três instituições estão vinculadas à SEAB: Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa), Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná).
(Com informações da Assembleia Legislativa do Paraná)