Assembleia debaterá primeiro ano da volta do pedágio no Paraná

Audiência pública está marcada para segunda-feira (24), às 9h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Curitiba.

Na segunda-feira (24), às 9h, os impactos do retorno do pedágio às rodovias do estado estarão em debate na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).

Leia também:
Pedágio na BR-277: saiba o valor nas praças de pedágio da região de Foz

Na ocasião, a Frente Parlamentar das Engenharias e Infraestrutura promoverá uma audiência pública no Plenarinho da Casa. O evento tem como tema “Primeiro Ano dos Pedágios: Resultados, Desdobramentos e Perspectivas”.

De acordo com a assessoria da Assembleia Legislativa, a audiência reunirá autoridades e representantes das concessionárias e órgãos fiscalizadores. Além disso, o convite inclui entidades da sociedade civil organizada, de diferentes regiões do Paraná.

Propositor do debate, o deputado estadual Fabio Oliveira (Podemos) considera a audiência essencial para orientar os próximos anos de concessão.

“Não podemos esquecer o passado, quando obras ficaram inacabadas, denúncias foram feitas e acordos de leniência foram firmados com as concessionárias”, recordou o parlamentar, citado pela assessoria da Assembleia Legislativa.

Segundo Oliveira, a audiência tem como objetivo “garantir transparência ao cidadão paranaense e fiscalizar as ações realizadas nesse primeiro ano”.

Na região de Foz do Iguaçu, o pedágio ainda está em processo de reimplantação na BR-277. Em outras áreas do estado, contudo, as concessionárias já estão na ativa, desde março de 2024, no antigo Anel da Integração.

Audiência pública na Assembleia Legislativa

A participação nas audiências públicas promovidas pela Assembleia Legislativa do Paraná está aberta à população. Muitos dos eventos, inclusive, têm transmissão na TV Assembleia e no YouTube da Casa, como forma de ampliar o alcance do debate.

Conforme noticiado pelo H2FOZ em dezembro, o pedágio na BR-277 custará R$ 15,73 em São Miguel do Iguaçu e R$ 13,69 em Céu Azul. O desconto oferecido pela concessionária que arrematou o lote (Grupo EPR) foi de apenas 0,08%.

No início desta semana, a empresa promoveu um feirão em Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu para o preenchimento de cerca de 300 vagas de emprego.

(Com informações da Assembleia Legislativa)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.