Assembleia recebe oito mil propostas da população para orçamento do PR

Assembleia reuniu as sugestões por meio do programa Orçamento da Gente; principais reivindicações são em educação, infraestrutura, saúde e segurança pública.


Participação recorde. Essa é a avaliação da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), que recebeu quase oito mil propostas da população para o orçamento do estado, por meio do programa Orçamento da Gente. As principais reivindicações estão nas áreas de educação, infraestrutura, saúde e segurança pública.

Os números foram anunciados nesta segunda-feira, 2, pelo presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSD). O orçamento estadual previsto para o próximo ano é de R$ 78,7 bilhões, um aumento de 15% em relação ao ano anterior.

O projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) e o orçamento participativo estão sendo debatidos pela Assembleia. O diálogo inclui representantes do governo, de órgãos estaduais e de entidades da sociedade civil.

As demandas foram entregues ao presidente da Comissão de Orçamento, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), e ao relator do orçamento, deputado Evandro Araújo (PSD). A Comissão de Orçamento analisará as propostas, que poderão ser transformadas em emendas parlamentares e incorporadas à LOA.

“A Assembleia Legislativa convocou todos os paranaenses a darem sugestões para a Lei Orçamentária Anual, e o resultado foi histórico”, declarou o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano. “Recebemos sugestões de todas as regiões do Paraná.”

Conforme o parlamentar, o resultado é fruto de uma ampla campanha convidando a população a participar. “Estamos exercendo nosso papel de abrir espaço para que todos os paranaenses tenham voz e possam participar das decisões do governo”, concluiu.

As principais reivindicações e demandas da população são nas seguintes áreas:

  • educação;
  • infraestrutura;
  • saúde;
  • segurança pública;
  • agricultura;
  • turismo;
  • lazer.

Orçamento da Gente

O programa é uma iniciativa da Assembleia, realizada por meio da Comissão de Orçamento, e faz parte das ações da Casa para abrir espaço à sociedade na tomada de decisões. A proposta permitiu que cidadãos apresentassem sugestões que poderão ser incorporadas à lei orçamentária.

(Com informações da Assembleia Legislativa do Paraná)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.