Criado pela mesa executiva do Poder Legislativo, o projeto Assembleia Itinerante, da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), recebeu mais de quatro mil sugestões desde sua implantação, há dois anos.
Leia também:
Assembleia celebra sucesso do programa Orçamento da Gente
Conforme balanço divulgado pela Casa, a iniciativa já proporcionou 15 sessões em diferentes regiões de estado. Em todos os municípios, o objetivo é aproximar os parlamentares das pessoas.
Neste ano, os deputados estiveram em Arapongas, Francisco Beltrão, Telêmaco Borba, Paranavaí, Astorga e Ivaiporã. Já Umuarama, Londrina e Maringá receberam o estande da Assembleia Legislativa.
No decorrer das atividades, documentos com as principais sugestões da região são entregues ao Legislativo. Além disso, personalidades de destaque na sociedade das principais regiões do estado recebem diplomas de menção honrosa por sua atuação.
Autoridades como prefeitos, vereadores, lideranças, empresários e representantes do setor produtivo e da população dialogam com os deputados estaduais, que passam a incorporar as sugestões em suas atividades no parlamento.
Assembleia Itinerante e interiorização
De acordo com o presidente do Legislativo paranaense, deputado Ademar Traiano, a experiência do programa é extremamente positiva.
“A interiorização é um aprendizado permanente. Além disso, as pessoas têm o interesse de conhecer o Poder Legislativo. Por isso, tomamos a decisão de interiorizar a Assembleia, para que as pessoas possam ter esse contato. A Casa está orgulhosa de democratizar e abrir as portas do Poder Legislativo para a comunidade”, disse Traiano, citado pela assessoria.
Já o primeiro-secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi, reforçou que todas as reivindicações recebidas são analisadas e respondidas.
“Durante a apresentação de emendas ao Orçamento do Estado e ao Plano Plurianual de 2024 a 2027, deputados utilizaram as sugestões recebidas na Assembleia Itinerante para indicarem suas emendas”, apontou.
O programa Assembleia Itinerante será mantido em 2025, com atividades a partir de fevereiro. O cronograma estará disponível no site do Legislativo.
(Com informações da Assembleia Legislativa)