A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) está celebrando, em seu balanço de fim de ano, o sucesso do programa Orçamento da Gente. A iniciativa permitiu que os cidadãos apresentassem cerca de oito mil sugestões à Lei Orçamentária Anual (LOA).
Leia também:
Deputado cobra ações contra deslizamentos em rodovias do Paraná
Conforme a assessoria, o programa, inédito na Casa, contribuiu com a melhoria do texto da LOA, que prevê R$ 78,7 bilhões em recursos para o ano de 2025 no estado.
A análise das sugestões esteve a cargo da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa, cujo presidente, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), destacou a importância de ouvir a população.
“Tivemos muitas discussões com a sociedade sobre o Plano Plurianual e, agora, sobre o orçamento. O nosso estado está democratizando e ampliando a participação popular na gestão pública”, afirmou.
Além disso, o relatório da Comissão de Orçamento ressalta que os deputados apresentaram 2.825 emendas à LOA. Desse total, 1.454 foram acatadas.
“Em 2025, o Paraná terá o maior orçamento da história e um plano de investimentos em obras em todos os municípios do estado”, frisou Romanelli, citado pela assessoria da Assembleia Legislativa.
Participação popular na Assembleia
Evandro Araújo, deputado relator da LOA na Comissão de Orçamento, categorizou as sugestões coletadas no programa Orçamento da Gente.
O texto final votado na Assembleia Legislativa, conforme Araújo, acatou as propostas e manteve os limites orçamentários e a prudência quanto às contas públicas.
“Todas essas demandas são importantíssimas para subsidiar a execução da Lei orçamentária no próximo ano. Por isso, esta relatoria incorporou todas as sugestões recebidas à lei orçamentária”, explicou o parlamentar.
Para ver as proposições encaminhadas para a LOA 2025 pelos cidadãos, clique aqui.
(Com informações da Assembleia Legislativa)