![Assembleia aprova série de campanhas para prevenção de doenças](https://www.h2foz.com.br/wp-content/uploads/2025/02/assembleia-aprova-campanhas-prevencao-doencas-750x430.jpg)
A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou uma série de campanhas para a prevenção de doenças. Os projetos de lei foram deliberados nesta terça-feira, 11.
As iniciativas parlamentares têm como objetivo aumentar a conscientização entre a população e contribuir para o enfrentamento de várias enfermidades.
Quatro projetos foram aprovados. São matérias voltadas a promover ações e eventos que buscam, em períodos específicos do ano, trazer orientações e incentivar a prevenção.
“As campanhas intensificam a educação e alertam sobre os riscos de várias enfermidades”, afirma a ALEP.
Os projetos de prevenção em saúde são:
- institui a Semana de Conscientização da Importância do Uso da Vitamina D: de autoria dos deputados Márcio Pacheco (PP), Douglas Fabrício (CD) e Tercilio Turini (MDB).
Prevê, para a segunda semana de novembro, campanhas educativas, palestras, seminários, ações de divulgação e conscientização em meios de comunicação, além da disponibilização de informações e materiais educativos relacionados à vitamina D.
“A deficiência dessa vitamina está associada a uma série de problemas de saúde, incluindo fraqueza óssea, maior suscetibilidade a infecções e aumento do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças autoimunes”, cita o texto do projeto.
- estabelece a Campanha Permanente sobre a Síndrome de Williams: de autoria do deputado Delegado Tito Barichello (União).
O objetivo é, por meio de palestras, conferências, fóruns e publicações diversas, informar e esclarecer a população. A Síndrome de Williams é uma condição genética rara, que causa baixo peso nos bebês, dificuldades alimentares e risco de problemas cardíacos e neurológicos, conforme a justificativa do projeto.
- institui a Campanha Permanente de Conscientização e Prevenção da Sepse Neonatal: assinada pela deputada Marli Paulino (SD).
A ação trata de um conjunto de sinais e sintomas resultantes de infecção e/ou isolamento de um patógeno no sangue de um recém-nascido com até 28 dias de vida. “Estima-se que 15 a 24% de todas as mortes neonatais sejam causadas por sepse”, argumenta a autora.
“Essa condição devastadora inicialmente pode parecer inofensiva, mas se deteriora rapidamente se não for identificada e tratada a tempo”, continua. A sepse neonatal é mais comum em recém-nascidos do que em qualquer outra faixa etária, afetando cerca de três milhões de bebês em todo o mundo.
- cria a Campanha Permanente de Conscientização e Prevenção às Hepatites Virais, chamada ‘Campanha Nikole Bozza’: proposta pelo deputado estadual Cobra Repórter (PSD).
A campanha homenageia a arquiteta paranaense de 29 anos, que faleceu devido à Hepatite A no início de 2024, ano em que o estado registrou um surto da doença.
(Com informações da Assembleia Legislativa)