A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) fará sessão itinerante para recolher demandas da sociedade, em Ivaiporã, na região do Vale do Ivaí. A plenária na cidade será em 19 de novembro, a partir das 18h.
LEIA TAMBÉM: Cidadão que denunciar crimes poderá ser recompensado no Paraná
A ação foi criada para ouvir as demandas da comunidade nas principais cidades do estado. A 15.ª sessão especial de interiorização da Assembleia Legislativa do Paraná será durante a 20.ª Expovale – Exposição Agropecuária e Industrial de Ivaiporã, no Parque de Exposições.
Nesta edição, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), o primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), e deputados estaduais que representam os municípios da região recebem entidades de classe e da sociedade civil organizada para ouvir demandas e reivindicações. No decorrer das atividades, documentos com as principais sugestões são entregues à Assembleia.
Além disso, personalidades de destaque na sociedade do município vão receber diplomas de menção honrosa da Assembleia Legislativa. A Expovale é um dos maiores eventos do Vale de Ivaí e do Paraná e neste ano chega à sua 20ª edição com uma programação voltada para música e entretenimento. Além disso, a Feira é uma das principais vitrines agroindustriais da região, atraindo expositores e visitantes de várias partes do Estado.
Implantado pela atual gestão do parlamento, neste ano os municípios de Arapongas, Francisco Beltrão, Telêmaco Borba, Paranavaí e Astorga sediaram sessões especiais da Assembleia Itinerante. Já Umuarama, Londrina e Maringá receberam o estande da Assembleia.
Sessão itinerante
No ano passado, a iniciativa foi realizada nas cidades Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati e Dois Vizinhos. O projeto encerrou o ano de 2023 com mais de três mil sugestões e reivindicações recebidas de diversos setores da sociedade. Em todos os municípios, o objetivo é aproximar os parlamentares das pessoas.
A Assembleia Itinerante visa a criar um canal direito entre a sociedade e o Legislativo. Com um espaço especial voltado para o trabalho da Assembleia, os deputados receberem prefeitos, vereadores, lideranças, empresários, representantes do setor produtivo e a população.
(Com informações da Assembleia Legislativa do Paraná)