A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou uma proposta de aporte de R$ 23 milhões em investimento nas Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa). A iniciativa é do governo estadual.
A proposta inclui obras de melhorias na infraestrutura das unidades de Foz do Iguaçu, Curitiba e Londrina e foi aprovada na sessão plenária desta terça-feira, 3.
Os investimentos programados no projeto somam R$ 23,2 milhões, com a seguinte destinação:
- reforma de telhados e adequação da infraestrutura em áreas de desdobramento nas unidades de Foz do Iguaçu, Curitiba e Londrina;
- construção de uma nova cozinha industrial para o Banco de Alimentos.
- recomposição financeira para a reconstrução do Pavilhão D da Unidade Atacadista de Curitiba (boxes atingidos por incêndio em junho).
- aquisição de materiais.
A proposta visa “fomentar os processos de produção, industrialização e escoamento de alimentos”, conforme informado pelo governo. A logística interna e externa de trabalho da Ceasa será aprimorada.
A Ceasa atua em programas de fornecimento de alimentos e insumos à população. Após a aprovação do projeto de lei, a utilização dos recursos será deliberada no Conselho de Administração da central.
O órgão é vinculado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB), que completou 80 anos em 2024. A Assembleia Legislativa realizou uma sessão solene nesta terça-feira, em um amplo reconhecimento assinado por diversos parlamentares.
Ceasa em Foz
Conforme a administração, a unidade em Foz do Iguaçu conta com 159 boxes, que somam seis mil metros quadrados. São duas peixarias, uma loja de embalagem e caixaria, com 37 produtores cadastrados.
A Ceasa de Foz do Iguaçu comercializa frutas, verduras, legumes, pescados, flores e outros produtos. No local, há uma lanchonete que atende profissionais da central de abastecimento e visitantes.
(Com informações da Assembleia Legislativa do Paraná)