Assembleia Legislativa amplia meia-entrada na cultura a doadores de órgãos

Benefício é destinado a quem doar um dos rins, parte do pulmão e do fígado ou a medula óssea, o que é possível em vida.


A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou projeto que objetiva incentivar a doação de órgãos no estado. A matéria amplia o direito à meia-entrada em eventos culturais e artísticos a doadores de órgãos.

A proposta passou em primeiro turno, durante sessão nesta segunda-feira, 14. O benefício de 50% nos atividades serão para quem doar rim, parte do pulmão, do fígado ou da medula óssea.

Esses órgãos podem ser doados em vida. O autor do projeto, deputado Marcel Micheletto (PL), lembra que dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos, enfatizando a conscientização.

A proposta deliberada em plenário incrementa as iniciativas da Assembleia Legislativa sobre o tema. Leis estabeleceram medidas como o Setembro Vermelho e a a Semana de Conscientização da Doação de Órgãos e Tecidos.

O Paraná é o estado com o maior número de doações de órgãos por milhão de população no país. O dado é conforme a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

O estado lidera os transplantes de rim de janeiro a junho deste ano, e atingiu o terceiro lugar em transplantes de fígado. O Paraná registrou 242 doadores de órgãos, que possibilitaram 431 transplantes no primeiro semestre.

Mais projetos

Durante a sessão plenária, os deputados também aprovaram projetos de lei que concedem o título de utilidade pública a entidades e associações que atuam nos mais diversos setores.

(As informações são da Assembleia Legislativa.)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.