Variação da temperatura é uma das causas de morte mais comuns nos animais de estimação.
De repente, o seu pet começa a passar mal, com respiração ofegante, salivação excessiva e pele muito quente. Bate aquele desespero! Você pode estar diante de um caso de golpe de calor, uma variação térmica capaz de matar o seu animal de estimação caso não seja tratada com rapidez.
Golpe de calor ou hipertermia é uma das causas de morte mais comuns tanto de cães quanto de gatos. Devido à gravidade, é considerada uma urgência médica. Ela ocorre com maior frequência no verão, mas também pode acontecer nas outras estações do ano.
Além dos sintomas já citados, o golpe de calor apresenta outros sinais clínicos, como batimento cardíaco acelerado, temperatura retal elevada, fraqueza muscular, falta de reação, vômito, diarreia, descoordenação, tremor, perda de consciência e até desmaio.
A hipertermia pode atingir todas as raças de cães e gatos, porém há uma prevalência maior em espécies de nariz achatado (persa, buldogue francês e inglês, entre outras). E ocorre por diversos motivos, explica a médica-veterinária Amanda Furjan Rial.
VÍDEO
As ocorrências mais frequentes são registradas quando o pet fica preso dentro do carro ou em casa sem ventilação. Também podem ser resultado de um passeio em horários ao longo do dia e em condições e velocidade inadequadas.
“A temperatura ambiente é determinante, assim como o quanto o cachorro ou gato é acostumado ao passeio, sejam curtos, médios ou longos. Definir o ritmo do exercício é crucial, tanto de caminhadas até de corridinhas”, completa a responsável técnica pelo Hospital Veterinário Popvet.
O pet pode sofrer com golpe de calor em outras situações comuns. A elevação da temperatura corporal pode decorrer, por exemplo, de estresse na hora do banho. Outro caso recorrente é a viagem de avião e ônibus, quando o animal é colocado em caixas de transporte e o organismo acabando reagindo a um problema “desconhecido”.
O que fazer nessa hora
A primeira coisa a fazer diante de um caso de golpe de calor é diminuir a temperatura corporal do animal de estimação, mas jamais de forma brusca. Procure atendimento veterinário 24 horas por tratar-se de uma emergência médica. Somente o especialista poderá orientá-lo da melhor forma.
E o que não fazer
Tão importante como agir rápido para salvar o seu cão ou gato é evitar tomar alguma medida que possa agravar o quadro clínico do paciente. Uma delas é não resfriar o corpo do animal de forma bruta, como banho de piscina ou balde de água gelada. Essas atitudes só tendem a piorar a situação, podendo causar lesões físicas e neurológicas.
Quais são os cuidados básicos
Bem, para evitar a hipertermia, comece por realizar seus passeios de forma gradativa e em horários do dia com temperaturas mais brandas. Outra dica importante é: deixe seu pet sempre em locais ventilados, com sombra e água fresca (troque o líquido com frequência num mesmo dia).
Fica a dica
Inaugurado em 2021, o Hospital Veterinário Popvet conta com uma ampla e moderna infraestrutura hospitalar à altura do amor dos apaixonados por cães e gatos. O HP oferece o melhor para atender pacientes e clientes com o cuidado e carinho de sempre dos profissionais mais fascinados por pets em toda a região.
Popvet Hospital Veterinário 24 Horas
Avenida Maceió, 23 – Jardim Petrópolis (Região Norte)
Foz do Iguaçu/PR
(45) 3028-2931
WhatsApp para agendamento
(45) 99142-2526
www.popvet.com
www.facebook.com/popvet
www.instagram.com/popvetfoz
Comentários estão fechados.