H2Foz

Reservas ecológicas

Biosfera do Iguaçu, a floresta sem fronteiras

Quem visita a Tríplice Fronteira tem a oportunidade de conhecer o maior conjunto de áreas protegidas de Floresta Atlântica do Cone Sul. Num raio de 300 quilômetros, partindo de Foz do Iguaçu, há um verdadeiro corredor verde formado por 1,1 milhão de hectares de reservas, parques, refúgios, rios e lagos.

Essa área, que tem três parques nacionais como referência, é cortada pelos rios Paraná e Iguaçu, além do lago de Itaipu, e sua proteção é garantida por medidas conservacionistas da Itaipu Binacional e dos governos dos três países. Detalhe: a maior parte desta área foi colocada sob proteção da lei somente a partir da década de 80.

Em números gerais, são 270 mil hectares protegidos no lado brasileiro, 350 mil hectares no lado paraguaio e 482 mil hectares no lado argentino. Brasil e Paraguai protegem em conjunto uma área de 1,3 mil hectares no Lago de Itaipu.

No Brasil, estão os parques nacionais do Iguaçu e de Ilha Grande, e os refúgios biológicos de Bela Vista e Santa Helena. Os dois refúgios foram criados pela Itaipu Binacional, que preserva ainda uma faixa de proteção de 60 mil hectares nas duas margens do Lago de Itaipu.

No Paraguai foram criadas as reservas biológicas Itabó, Limoy, Carapá, Yuj-Rupa, Piquyry e Tatijupi. Ainda na região do departamento (estado) de Alto Paraná, que faz divisa com as terras brasileiras, tem-se 250 mil hectares de áreas protegidas da Bacia do Acaray-mi, mais o Bosque Protector Ñacunday, a reserva nacional Kuri'y e o Monumento Científico Moisés Bertoni.

E ainda na região leste paraguaia, mais próxima da cidade de Guairá, está situada a reserva biológica de Maracajú que abriga 62 mil hectares e um refúgio, do mesmo nome, de 1,3 mil hectares compartilhados com o Brasil.

A província (estado) de Misiones, na Argentina, é a principal responsável na consolidação do cinturão verde que interliga as áreas protegidas das bacias do Prata e do Amazonas, através de um Corredor da Biodiversidade.

Misiones demarcou e protege por lei nada menos que 59 áreas verdes, o que correspondem a 482 mil hectares. São 21 parques (nacional, provincial e municipal), 11 refúgios e 27 reservas (naturais, privadas e de múltiplo uso).

No lado argentino se destaca o Parque Nacional del Iguazú, o Parque Provincial Urugua-Í e a Reserva Biosfera de Yaboti, que inclui dois parques provinciais (Esmeralda e Moconá), uma área experimental (Guarani) e uma reserva natural (Papel Misionero).

© Portal H2FOZ - Todos os direitos reservados

      Facebook
Comentários compartilhados no Facebook.
      Twitter
Compartilhamentos e retweets no Tweeter.
 
Comentários
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. O Portal H2FOZ não é responsável pelo seu conteúdo.

Post new Comentário

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Esta questão serve para filtrar os envios automatizados de spam deste formulário.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.

          comprasparaguai.com.br

+ NA REDE