1. Home
  2. Posts
  3. Planeta Foz

Marco delimita fronteira com Argentina e Paraguai

Marco delimita fronteira com Argentina e Paraguai

Inaugurado em 20 de julho de 1903, o Marco das Três Fronteiras estabelece o limite territorial do Brasil com a Argentina e o Paraguai. Sua criação faz parte de um projeto juntamente com o marco argentino, através de uma comissão estratégica dos dois países. A comissão brasileira, sob o comando do general Dionísio Cerqueira, e a comissão argentina, sob o comando do general Garmêndia. 

O marco brasileiro está localizado a seis quilômetros do centro de Foz e a 23 quilômetros das Cataratas, na foz do Rio Iguaçu com o Rio Paraná. Trata-se de um raríssimo acidente geográfico, pois é o ponto de onde se tem a visão da fronteira, ao Sul entre o Rio Iguaçu e a Argentina; e a Oeste entre o Rio Paraná e o Paraguai. 

O obelisco é construído em pedra e cimento, em forma de um triângulo equilátero e pintado com as cores nacionais. A área é historicamente importante pelo fato de que Foz do Iguaçu deveria se desenvolver demograficamente nesta região, conforme as determinações da antiga Colônia Militar. 
A visita ao local é marcada por uma paisagem de pinheiros ao longo dos mil metros, que separam o Marco da Avenida General Meira. O turista conta com uma infra-estrutura dotada de estacionamento, lanchonete, loja de artesanato e um mirante de onde se pode observar os três países e o encontro das águas dos rios Iguaçu e Paraná. 

O Marco das Três Fronteiras é o único lugar do mundo onde se pode encontrar três países separados por dois rios num mesmo local, segundo a prefeitura de Foz. Existem apenas outros dois pontos geográficos com características parecidas, mas nenhum no mesmo local exatamente, nas fronteiras com os seguintes países: Áustria, Alemanha e Suíça (na Europa); e Laos, Tailândia e Birmânia (na Ásia). 

No local encontra-se também a pedra fundamental do Memorial Cabeza de Vaca, em homenagem a Alvar Nuñes Cabeza de Vaca, descobridor das Cataratas do Iguaçu em 1542. Abriga ainda o Espaço das Américas (espaço para eventos), na foz do rio Iguaçu com o rio Paraná. O entorno da via de acesso tem uma vasta vegetação formada principalmente por pinheiros e goiabeiras.