1. Home
  2. Posts
  3. Atrativos

Usina Acaray

Usina Acaray
Usina Acaray - Reprodução vídeo

* Guilherme Wojciechowski, especial para H2FOZ

Pouca gente sabe, mas Itaipu não foi o primeiro grande projeto hidrelétrico da região de fronteira. Tal honra cabe à (hoje pequena) Central Hidrelétrica de Acaray, em Hernandarias, localizada, curiosamente, a poucos quilômetros da usina binacional.

Construída pela estatal paraguaia Ande e inaugurada no ano de 1968 (as obras de Itaipu começaram em 1975), no rio Acaray, afluente do rio Paraná, a usina de Acaray foi, até a metade da década de 1980, a principal fonte de energia elétrica do Paraguai, com suas quatro turbinas com potência instalada de 210 megawatts, suficiente para cobrir grande parte da demanda da época.

O desnível entre o reservatório da usina e a base é de 70 metros, com os engenheiros de Acaray tendo usado um sistema criativo, desviando as águas do rio local e despejando-as, com tubos subterrâneos, diretamente no rio Paraná, para aproveitar o declive natural da barranca do "Paranazão".

Como consequência, o trecho do rio Acaray abaixo da usina encontra-se seco e só volta a ter água nos raros períodos do ano em que as comportas do pequeno vertedouro da hidrelétrica são abertas para escoar o excedente, revelando paisagens como o Salto Acaray, ao lado da Ponte Costa Cavalcanti (limite entre Ciudad del Este e Hernandarias).

A Central Hidrelétrica de Acaray não costuma receber visitas turísticas, mas a parte superior de sua estrutura pode ser vista da Supercarretera de Itaipu, no trecho entre Ciudad del Este e Hernandarias.

Vídeo:


Como chegar?
Entrando no Paraguai pela Ponte da Amizade, siga pela Ruta Internacional até o Km 4, virando à direita em direção a Hernandarias. Acaray encontra-se cerca de dez quilômetros adiante, podendo ser vista à esquerda da pista.

Localização no mapa: