1. Home
  2. Posts
  3. Atrativos

Saltos do Monday

Saltos do Monday
Uma das paisagens naturais mais belas do interior do Paraguai - Senatur/CDE

* Guilherme Wojciechowski, especial para H2FOZ

Localizados cerca de 10 quilômetros ao sul da Ponte da Amizade, no município de Presidente Franco, os Saltos do Monday (pronuncia-se Monda-í) representam uma das paisagens naturais mais belas do interior do Paraguai, composta por três quedas d'água, de 40 metros de altura, nas águas do principal afluente do "Paranazão" na margem paraguaia.

Bem mais tranquilos e sem a mesma presença de turistas que as Cataratas do Iguaçu, os saltos do rio Monday trazem um interessante contraponto à "correria" das visitas aos parques nacionais do Iguaçu (Brasil) e Iguazú (Argentina), podendo ser apreciados, sem pressa, de duas maneiras:

Saltos del Monday Park Boutique
Na margem esquerda do rio Monday, o local, que é parte de uma reserva pública, é administrado pela concessionária Aqua Paraná Tour, contando com estruturas como mirantes, elevador e passarelas com visão privilegiada dos saltos. Além da contemplação, é possível praticar atividades como trekking, arvorismo e tirolesa. O parque abre diariamente, das 07h às 19h (hora paraguaia), no verão; e das 07h às 17h (hora paraguaia), no inverno.

Tarifa em outubro/2016: US$ 6,00 (valor para estrangeiros, com isenção para menores de seis anos).

Vídeo:


Reserva Natural Privada Maharishi
Na margem direita do Rio Monday, a reserva conta com cerca de 600 hectares de mata nativa, similar à existente no Parque Nacional do Iguaçu, mas com diferenças perceptíveis, como a maior quantidade de exemplares de espécies de palmeiras como a Macaúba (Acrocomia aculeata), mais frequentes no Paraguai. A vista dos Saltos do Monday, frontal, é considerada o principal atrativo da reserva, que oferece também possibilidades como trekking, tirolesa, escalada e rapel. As visitas devem ser agendadas pelos telefones +595 21 453.483 ou +595 0983.352.009.
Tarifa em outubro/2016: sob consulta com os administradores da reserva.

Vídeo:


Como chegar?
A partir de Ciudad del Este, siga pela Ruta Internacional até o Km 4 e pegue a Supercarretera (Avenida Mariscal López) em direção a Presidente Franco. Nas imediações do cruzamento com a Avenida Guaraní, acompanhe a sinalização turística que aponta a localização dos saltos. Já para a Reserva Natural Privada Maharishi, na margem oposta, o caminho é mais longo, podendo ser explorado no mapa abaixo.

Localização no mapa:


Para conferir a avaliação do atrativo no portal Trip Advisor, clique aqui.