1. Home
  2. Posts
  3. Atrativos

Reservas biológicas

Reserva Biológica Itabó

Localizada a 80 km ao norte de Hernandárias, no Distrito de Mbaracayu, tem uma área de 14 mil hectares e dispõe de um acervo de 310 animais classificados (40 espécies de mamíferos, 250 espécies de aves e 20 espécies de répteis) e os mais variados tipos de vegetação. Criada em 27 de junho de 1984, a reserva faz parte do sistema de unidades de conservação da Itaipu Binacional. De sua área, 9.297 hectares são de matas e outros 4.450 hectares estão inundados.

Reserva Natural Bosque Mbaracayú

Com área de 62 mil hectares (80% cobertos por matas), está localizada no departamento (estado) de Canindeyú. Tem uma grande diversidade florística e de espécies de aves ameaçadas de extinção. A reserva está localizada na bacia do Rio Jejuí.

Refúgio Biológico Mbaracayú (Maracaju)

Localizado entre o Brasil e Paraguai, esse refúgio criado pela Itaipu Binacional em 1984 tem 1, 4 mil hectares. Se encontra ao norte do Rio Pireti'y – afluente do Rio Paraná. Desde a sua criação, a Itaipu Binacional desencadeou uma série de ações de recuperação ambiental. Em 1992, iniciou o reflorestamento perimetral na área antes ocupado pela presença de gado bovino. Em 2000, reflorestou outros 323,4 hectares e fez a manutenção em 60 hectares de aceiros como medida preventiva para o controle de incêndios.

Reserva Biológica Limoy

Área da Itaipu Binacional, criada em 1984, tem 15.702 hectares, está localizada sobre os rios Paraná e Limoy, distrito de San Alberto, a 160 quilômetros de Hernandarias. Sua principal características é a formação de uma série de bosques.

Refúgio Biológico Carapá

Área da Itaipu Binacional, de 3.250 hectares, localizada a 170 quilômetros de Ciudad del Este, no departamento de Canindeyú.

Monumento Científico Moisés Bertoni

O parque, de 199 hectares, serve de observatório de animais, pássaros e para contemplação da Natureza. Abriga o Salto Monday. Ao seu redor, estão assentadas quatro comunidades indígenas. São 40 famílias de índios guaranis que comercializam artesanato.

Reserva Biológica Tati Yupi

Localizada no departamento de Alto Paraná, a três quilômetros de Hernandarias, a reserva tem 2,2 mil hectares e deve seu nome ao Rio Tatí Yupi. Está coberta de bosque natural de cedros, lapachos e guatambu. Sua fauna é rica em animais e aves de pequeno porte: paca, jacarés, lagartos, papagaios, quero-queros e biguás.

Outras reservas

Reserva Biológica Kur´y (150 hectares), Bosque Protector Nacunday (mil hectares), Yuj-Rupa (750 hectares), Piquyry (900 hectares) e reservas da Bacia do Acaray-mi (250 mil hectares). Todas localizadas no Departamento de Alto Paraná.

© Portal H2FOZ - Todos os direitos reservados