Reservas biológicas

Quem visita as Três Fronteiras tem a oportunidade de conhecer o maior conjunto de áreas protegidas de Floresta Atlântica do Cone Sul. Num raio de 300 quilômetros, partindo de Foz do Iguaçu, há um verdadeiro corredor verde formado por 1,1 milhão de hectares de reservas, parques, refúgios, rios e lagos.

Apoie! Siga-nos no Google News

Reserva Biológica Itabó

Localizada a 80 km ao norte de Hernandárias, no Distrito de Mbaracayu, tem uma área de 14 mil hectares e dispõe de um acervo de 310 animais classificados (40 espécies de mamíferos, 250 espécies de aves e 20 espécies de répteis) e os mais variados tipos de vegetação. Criada em 27 de junho de 1984, a reserva faz parte do sistema de unidades de conservação da Itaipu Binacional. De sua área, 9.297 hectares são de matas e outros 4.450 hectares estão inundados.

Reserva Natural Bosque Mbaracayú

Com área de 62 mil hectares (80% cobertos por matas), está localizada no departamento (estado) de Canindeyú. Tem uma grande diversidade florística e de espécies de aves ameaçadas de extinção. A reserva está localizada na bacia do Rio Jejuí.

Refúgio Biológico Mbaracayú (Maracaju)

Localizado entre o Brasil e Paraguai, esse refúgio criado pela Itaipu Binacional em 1984 tem 1, 4 mil hectares. Se encontra ao norte do Rio Pireti’y – afluente do Rio Paraná. Desde a sua criação, a Itaipu Binacional desencadeou uma série de ações de recuperação ambiental. Em 1992, iniciou o reflorestamento perimetral na área antes ocupado pela presença de gado bovino. Em 2000, reflorestou outros 323,4 hectares e fez a manutenção em 60 hectares de aceiros como medida preventiva para o controle de incêndios.

Reserva Biológica Limoy

Área da Itaipu Binacional, criada em 1984, tem 15.702 hectares, está localizada sobre os rios Paraná e Limoy, distrito de San Alberto, a 160 quilômetros de Hernandarias. Sua principal características é a formação de uma série de bosques.

Refúgio Biológico Carapá

Área da Itaipu Binacional, de 3.250 hectares, localizada a 170 quilômetros de Ciudad del Este, no departamento de Canindeyú.

Monumento Científico Moisés Bertoni

O parque, de 199 hectares, serve de observatório de animais, pássaros e para contemplação da Natureza. Abriga o Salto Monday. Ao seu redor, estão assentadas quatro comunidades indígenas. São 40 famílias de índios guaranis que comercializam artesanato.

Reserva Biológica Tati Yupi

Localizada no departamento de Alto Paraná, a três quilômetros de Hernandarias, a reserva tem 2,2 mil hectares e deve seu nome ao Rio Tatí Yupi. Está coberta de bosque natural de cedros, lapachos e guatambu. Sua fauna é rica em animais e aves de pequeno porte: paca, jacarés, lagartos, papagaios, quero-queros e biguás.

Outras reservas

Reserva Biológica Kur´y (150 hectares), Bosque Protector Nacunday (mil hectares), Yuj-Rupa (750 hectares), Piquyry (900 hectares) e reservas da Bacia do Acaray-mi (250 mil hectares). Todas localizadas no Departamento de Alto Paraná.

© Portal H2FOZ – Todos os direitos reservados

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.