1. Home
  2. Posts
  3. Atrativos

Museu da Terra Guarani

Museu da Terra Guarani
Museu da Terra Guarani - Senatur/CDE

* Guilherme Wojciechowski, especial para H2FOZ

Situado à beira da Supercarretera, estrada duplicada que liga Ciudad del Este a Hernandarias e à usina de Itaipu, o Museu da Terra Guarani é um dos espaços museológicos mais importantes de todo o Paraguai, tendo passado, recentemente, por completo trabalho de conservação de seu acervo e renovação das áreas de visita.

O circuito, dividido em módulos, faz um passeio pela fauna e pela flora da região, além de traçar o cronograma histórico da ocupação humana da fronteira, desde a chegada dos primeiros grupos humanos, há mais de seis mil anos, ao assentamento dos índios guaranis, à passagem dos missionários jesuítas, dos bandeirantes, dos exploradores de mate e madeira e dos atuais moradores da região de fronteira.

O material arqueológico exposto vem, quase que em sua totalidade, das escavações feitas na área que seria submergida para a formação do Lago de Itaipu, entre os anos de 1975 e 1982. A história da construção da usina também está representada na exposição do museu, que divulga, ainda, as ações sociais e ambientais promovidas por Itaipu Binacional em território paraguaio.

Animais empalhados são, assim como no Ecomuseu de Itaipu, em Foz do Iguaçu, um dos pontos altos da visita, agradando crianças, jovens e adultos (que respiram aliviados quando são informados que os animais não foram mortos para que fossem empalhados, sendo vítimas de doenças, acidentes ou falecendo por causas naturais).

Horário de funcionamento:
De terça-feira a domingo, das 08h às 17h (hora paraguaia).

Tarifa em outubro/2016:
Gratuita.

Dica:
Combine a ida ao Museu da Terra Guarani com uma visita ao Jardim Zoológico de Itaipu, que fica anexo. Reserve pelo menos uma hora para cada atrativo.

Vídeo:


Como chegar?
Entrando no Paraguai pela Ponte da Amizade, siga pela Ruta Internacional até o Km 4. Entre na Supercarretera em direção à cidade de Hernandarias e siga a sinalização. O chamado “Centro Ambiental” de Itaipu está localizado à esquerda da pista.

Localização no mapa:


Para conferir a avaliação do atrativo no portal Trip Advisor, clique aqui.