1. Home
  2. Posts
  3. Atrativos

Marco das Três Fronteiras

Marco das Três Fronteiras
Obelisco do Marco das Três Fronteiras, no Paraguai, é o único que não tem formato triangular - Itaipu Binacional

* Guilherme Wojciechowski, especial para H2FOZ

Localizado de frente para a foz do rio Iguaçu, com vista para o Brasil e a Argentina, o obelisco do Marco das Três Fronteiras, no Paraguai, é o único que não tem formato triangular, consistindo em um marco retangular, pintado com as cores vermelha, branca e azul, referentes à bandeira do país.

A estrutura, na comparação com os marcos do Brasil e da Argentina, é considerada precária, tendo em vista, inclusive, falhas de sustentação que provocaram a interdição de parte do prédio que deveria abrigar um restaurante e um centro de informação.

Os antigos problemas de segurança e abandono foram solucionados com a instalação de uma guarita e a disponibilização de área para estacionamento.

Horário de funcionamento:
Todos os dias, das 07h às 19h (hora paraguaia) nos meses de verão; das 07h às 16h (hora paraguaia), nos meses de inverno.

Tarifa em outubro/2016:
G$ 5 mil (cerca de R$ 3,00).

Vídeo:


Dica:
Uma opção mais completa que a visita ao Marco, talvez, seja fazer a travessia de balsa entre Presidente Franco e Puerto Iguazú (Argentina), no porto localizado logo abaixo. Não esqueça de levar documento original com foto e documentação do veículo, para não correr o risco de ser barrado pelas autoridades argentinas. A balsa opera nos períodos manhã e tarde, com partida a cada hora e meia (ou intervalos menores, em caso de demanda), sendo bastante utilizada por pequenos comerciantes que fazem a travessia direta entre Paraguai e Argentina, sem necessidade de passar pelo território brasileiro.

Como chegar?
Entrando no Paraguai pela Ponte da Amizade, siga pela Ruta Internacional até o Km 1,5, virando à esquerda na Avenida Pioneros del Este e seguindo até Presidente Franco pela Avenida General Bernardino Caballero. O acesso ao Marco está localizado cerca de 10 quilômetros ao sul, 300 metros antes da entrada do local conhecido como Puerto Tres Fronteras.

Localização no mapa:

Para conferir a avaliação do atrativo no portal Trip Advisor, clique aqui.