1. Home
  2. Posts
  3. Atrativos

Itaipu em Miniatura

Itaipu em Miniatura
Itaipu em Miniatura - Senatur/CDE

* Guilherme Wojciechowski, especial para H2FOZ


Para uma das maiores obras de engenharia já construídas pelo homem, uma das maiores maquetes do mundo.

Este é o contexto do Modelo Hidráulico ou Modelo Reduzido, maquete em escala real da usina de Itaipu, com 280 metros de extensão e área de mais de 5,5 mil metros quadrados, usada para testar tecnologias empregadas durante a construção da hidrelétrica do rio Paraná.

Em 2013, o espaço foi inteiramente restaurado e reaberto para as visitas do público, atraindo desde curiosos a estudantes de engenharia, motivados pela possibilidade de entender melhor os desafios enfrentados pelos mais de 100 mil trabalhadores que passaram pela obra desde sua pedra fundamental, em 1975.

Horário de funcionamento:
De terça-feira a domingo, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 (hora paraguaia), com visitas guiadas a cada hora.

Tarifa em outubro/2016:
Gratuita, mediante solicitação no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) de Itaipu.

Dica:
Combine a ida ao Modelo Hidráulico com uma visita ao Museu da Terra Guarani e ao Jardim Zoológico, que ficam nas proximidades. Reserve pelo menos uma hora para cada atrativo.

Vídeo:


Como chegar?
Entrando no Paraguai pela Ponte da Amizade, siga pela Ruta Internacional até o Km 4. Entre na Supercarretera em direção à cidade de Hernandarias e vá até o Centro de Recepção de Visitantes de Itaipu, onde é emitida a autorização para visitar o Modelo Hidráulico.

Localização no Mapa: