Mesquita

Cidade com a segunda maior comunidade árabe do Brasil, com 12 mil imigrantes e descendentes, Foz do Iguaçu abriga uma das mais suntuosas mesquitas do País. O templo islâmico fascina por suas formas e por ser símbolo de uma religião enraizada na Tríplice Fronteira há seis décadas, quando aqui chegaram os primeiros muçulmanos.

Apoie! Siga-nos no Google News

Foz abriga uma das mais suntuosas mesquitas do Brasil

Cidade com a segunda maior comunidade árabe do Brasil, com 12 mil imigrantes e descendentes, Foz do Iguaçu abriga uma das mais suntuosas mesquitas do País. O templo islâmico fascina por suas formas e por ser símbolo de uma religião enraizada na Tríplice Fronteira há seis décadas, quando aqui chegaram os primeiros muçulmanos.

A Mesquita Omar Ibn Al-Khatab tem sua arquitetura inspirada no segundo maior centro sagrado do islamismo, a Mesquita de Al Akssa, em Jerusalém. O primeiro é Meca, na Arábia Saudita. Tamanha beleza está de portas abertas à população desde 1998, com o objetivo de difundir a verdadeira essência – não fundamentalista – do Islamismo.

Conhecê-la é fácil. É preciso, apenas, agendar a visitação previamente na secretaria. Logo ao chegar ao templo, é automático o gesto de olhar os dois minaretes (as torres), de 15 metros de altura. Hoje decorativos, eles tinham o papel de abrigar um sinal luminoso e ser um lugar alto onde ressoavam cinco vezes por dia os chamados para a oração.

Antes de entrar no espaço sagrado, é preciso respeitar alguns costumes. O primeiro deles é deixar os sapatos na entrada do templo e entrar descalço no salão oval, cujo único esmero é um aconchegante carpete. O ambiente dispensa estruturas comuns a outras religiões, como altares e imagens.

Sua área construída é de 600 metros quadrados, destes o salão oval de orações ocupa cerca de 400 metros quadrados. Além do carpete, as paredes e quadros com versículos do Corão (livro sagrado dos muçulmanos) também possuem grande poder de fascinação. A tradução pode ser solicitada ao coordenador da visita.

O interior da Mesquita Omar Ibn Al-Khatab – considerado um dos mais íntegros e piedosos homens da história muçulmana – é ornamentado com arabescos, figuras geométricas em desenhos perfeitos e unificados.

É possível saber um pouco do funcionamento do templo, como o uso de uma fonte destinada às abluções purificadoras rituais. O sheik (equivalente ao sacerdote) fica em frente do mihrab, uma espécie de nicho feito na parede e direcionado a Meca. Dali, o religioso dirige a oração aos fiéis.

Estrutura

Inaugurada em 23 de março de 1983, a mesquita está situada numa área total de 20 mil metros quadrados. O terreno abriga aulas da Escola Árabe Brasileira, atividades do Centro Cultural Beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu.

“As Mesquitas são verdadeiramente as casas de Deus na terra para congregar os homens a fim de cumprirem os preceitos divinos da oração. É de nosso dever esclarecer que as orações em congresso nas Mesquitas só são obrigatórias para as orações de sexta-feira ao meio dia”.

Serviço
Mesquita de Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Meca, 599, Jardim Central
Horário de Visitação: segunda a sábado, das 9h às 12 e das 14 às 18h (a visita deve ser agenda previamente).
Informações: (0xx45) 3573-1126.
Site: www.islam.com.br  
E-mail: ccbifoz@hotmail.com.br 

© Portal H2FOZ – Todos os direitos reservados

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.