Conscienciologia

Transformar um centro internacional de pesquisa, ensino e extensão voltado ao estudo da consciência e sua evolução em uma passagem obrigatória de turistas. Esse é o desafio do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (Ceaec), que dispõe de laboratórios com considerável capacidade para atrair pesquisadores e curiosos.

Apoie! Siga-nos no Google News

Um centro dedicado a estudos da consciência

Transformar um centro internacional de pesquisa, ensino e extensão voltado ao estudo da consciência e sua evolução em uma passagem obrigatória de turistas. Esse é o desafio do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (Ceaec), que dispõe de laboratórios com considerável capacidade para atrair pesquisadores e curiosos.

O Ceaec é um organismo de pesquisa integrado por uma equipe multidisciplinar, formado por médicos, psicólogos, engenheiros, arquitetos, administradores, físicos, jornalistas, professores, entre outros profissionais. Seu corpo humano eclético, aliado à produção de conhecimento e estrutura, tem chamado a atenção da comunidade científica de vários países.

Ele se destaca logo na entrada de seu complexo, localizado na área rural de Foz do Iguaçu. A área tem nada menos que 161 mil metros quadrados, ocupadas por 16 laboratórios de pesquisas conscienciais, alojamentos, refeitório e até um caminho com bustos das principais personalidades que contribuíram para evolução do ser humano.

A “Aléia dos Gênios da Humanidade” traz esculturas produzidas pela artista plástica Astrid Lisenmayer. Ela apresenta os bustos de Isac Newton, Jean-Jacques Rousseau, Honoré de Balzac, além dos brasileiros Santos Dumont, Monteiro Lobato, José Carlos do Patrocínio, entre outros.

A recém inaugurada holoteca (conjunto de tecas, do grego théke, cofre; estojo) é mais uma ala que chama atenção, desta vez por causa dos objetos e livros curiosos inseridos em coleções nada usuais. Nele, o visitante pode conhecer desde uma das maiores gibitecas do país a uma inusitada coleção de ossos de baleia e conchas. Tudo tem uma explicação cientifica para suas existências.

A gibiteca, por exemplo, tem 30 mil títulos, de 22 países, em 16 idiomas. Um dos exemplares mais procurados é a ”Revista Ilustrada”, um dos primeiros gibis do Brasil, de 1883. O acervo traz ainda peças de Shakespeare em quadrinhos, Mickey em árabe e preciosidades como a primeira edição de ”Action Comics”, que traz uma aventura do Super-Homem, de 1938.

O leque de opções possui uma considerável amplitude. São 52 mil itens, distribuídos em 167 ”tecas” destinadas à pesquisa e aplicação dos conceitos da conscienciologia. Os ”artefatos do saber” são usados como peças para desenvolvimento humano. Um exemplo é o estudo das mudanças da pedagogia infantil a partir de simples brinquedos das últimas décadas.

Além de livros, periódicos, gibis, amostras reduzidas de conchas, a holoteca tem amostras de moedas, selos e mais de 180 objetos raros. Segundo Mabel Teles, uma das coordenadoras do espaço, o acervo tem nada menos que 2.350 dicionários temáticos, um prato cheio para curiosos e pesquisadores.

Criada em 1995, sem fins lucrativos, a instituição tem como norte publicar periódicos, livros e revistas técnico-científicas. Ela já registrou mais de 13,5 mil participantes de vários países. Para o professor e fundador dos estudos da conscienciologia, Waldo Vieira, – isto é a realização de um sonho dourado, pois no dia 16 junho, completou 62 anos que estou acumulando acervos que hoje estão sendo disponibilizados para a população.

Serviço
Ceaec (Centro de Altos Estudos da Conscienciologia).
Endereço: Rua da Cosmoética, 1511, Bairro Cognopólis  (perto do Cabeça de Boi Campestre)
Telefone: (045) 3525-2652
Aberta ao público, desde com visitas agendadas previamente.
Foz do Iguaçu – PR
Site: www.ceaec.org.br
E-mail: ceaec@ceaec.org

© Portal H2FOZ – Todos os direitos reservados

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.