1. Home
  2. Posts
  3. Atrativos

Aldeias indígenas

Aldeias indígenas
Aldeia indígena - Áurea Cunha

Cultura dos índios guaranis sobrevive na fronteira

Pelo menos nove comunidades indígenas, a maioria delas formadas por índios guaranis, vivem num raio de 150 quilômetros em torno de Foz do Iguaçu, assentadas em reservas que garantem território e espaço para a sobrevivência social e cultural (muitas vezes com grandes dificuldades) dos primeiros habitantes da região das Três Fronteiras.

São cerca de 2,5 mil índios distribuídos entre as comunidades Avá Guarani, Ache, Tavytera/Xiripá, Mborere, M'bya Guarani e Maká. Os avás são maioria entre os índios da fronteira. Possuem três reservas, duas no Brasil e uma no Paraguai.

As duas reservas indígenas no lado brasileiro estão localizadas nas cidades de São Miguel do Iguaçu e Diamante do Oeste, distantes entre 40 e 90 quilômetros de Foz do Iguaçu.

Em São Miguel está a Reserva Ocoí, uma faixa de terra de 256 hectares às margens do Lago Itaipu. O mapeamento das aldeias indígenas das três fronteiras consta de um trabalho feito pelo ambientalista Francisco Amarilla Barreto, há mais de 20 anos pesquisando as crenças, costumes, a cultura e as tradições dos índios locais.

Um grupo de 145 avá-guaranis está assentado na reserva Tekohá Añetete, uma área de 1.780 hectares, distante 15 quilômetros da cidade de Diamante do Oeste. A área foi comprada pela Itaipu Binacional em 1997. A empresa auxilia a comunidade em convênio com outros órgãos e entidades desde 1998.

Localizada em São Miguel do Iguaçu, a Reserva do Ocoí, área de 256 hectares abriga atualmente 115 famílias, totalizando cerca de 520 índios. Quando foram assentados no Ocoí, em 1982, os índios eram em número menor: 53 famílias (265 índios), sendo que 145 se mudaram para a reserva Tekohá Añatete. O aumento da população da reserva se deve a migração de famílias de guaranis do Paraguai, que vieram em busca de melhores condições de vida. Hoje, a realidade do Ocoí é de extrema necessidade. A Itaipu, junto a outros organismos governamentais, iniciou ali um programa de apoio para mitigar essa situação.

© Portal H2FOZ - Todos os direitos reservados