1. Home
  2. Posts
  3. Atrativos

Yacutinga Lodge

Yacutinga Lodge
Yacutinga Lodge - Yacutinga Lodge

Os segredos da selva de Missiones

As possibilidades de interação com o meio ambiente são inúmeras no Yacutinga Lodge, área declarada como Reserva Privada de Proteção à Natureza (RPPN) e situada nos arredores de Puerto Iguazú, na fronteira com Foz do Iguaçu. Esse destino turístico, a 60 quilômetros das Cataratas, fica no coração da selva missioneira, rodeado pelo lado argentino do Parque Nacional do Iguaçu.

A área se destaca por proporcionar integração total com a Natureza. E não é necessário ser especialista em aves, ou um grande naturalista e muito menos um atleta aventureiro para aproveitar as maravilhas desse lugar. Basta estar disposto a abrir os sentidos para captar os inúmeros estímulos que um passeio por esse refúgio silvestre oferece.

O tipo de turismo que se faz no Yacutinga Lodge é participativo. As atividades baseiam-se em caminhadas ecológicas, passeios por trilhas, navegação em águas mansas do Rio Iguaçu, floating pelo Riacho San Francisco e eco-tours baseados na observação de aves, plantas medicinais, orquídeas e borboletas.

O turista poderá ainda participar do plantio de árvores nativas, fazer incursões à mata durante a noite (e assim testemunhar a complexa sinfonia de sons noturnos da Natureza) e se hospedar em um aconchegante hotel construído no meio da mata — os apartamentos (para casal, duplos ou triplos) têm estilo rústico, porém bastante confortável, com banheiro privativo e água quente 24 horas por dia.

Em uma torre de observação, por exemplo, há uma passarela suspensa que permite conferir em detalhes o comportamento de diversas aves multicoloridas que se alimentam de frutos silvestres. Mesmo dos quartos é possível observar beija-flores e outras aves de várias espécies, além de cotias.

Ao entardecer, é possível perceber ainda mais a riqueza da biodiversidade local. É o momento de observar a margem das lagoas e dos rios, onde há forte presença de sal e minerais. Catetos, antas, capivaras e outras espécies de mamíferos podem ser vistos lambendo o salitre do solo e espojando-se nos pântanos.

O Lodge

O edifício principal do Lodge é composto por uma área de recepção, restaurante principal, bar-terraço, sala-de-estar e uma pequena biblioteca. A infra-estrutura conta ainda com piscina, guias especializados em flora e fauna, e um inventário natural que supera 370 espécies de aves e mamíferos. Toda a propriedade, de quatro hectares, é rodeada por um bosque de palmitos (da espécie Euterpe edulis).

O Yacutinga Lodge localiza-se às margens do Rio Iguaçu, no extremo norte da Província de Misiones, que é uma região de grandes rios, de solo vermelho argiloso, de clima subtropical e fundamentalmente de profundas selvas de verde brilhante, ricas em árvores centenárias e gigantescas.

Está na região do Parque Nacional do Iguaçu, que no idioma indígena guarani significa águas grandes. A reserva possui áreas primitivas de selva subtropical, com mais de 2 mil espécies de plantas identificadas, mais de 400 espécies de aves, mamíferos e répteis.

Respeito ao meio ambiente

O Yacutinga Lodge tem uma série de cuidados voltados à conservação do meio ambiente. Além de ser auto-suficiente em relação à água que consome, o estabelecimento zela pela proibição da caça e da pesca na região; a reciclagem de resíduos é obrigatória; é vetado o uso de ar-condicionado; entre outras medidas.

Vale destacar que o refúgio oferece abrigo e proteção a várias espécies em vias de extinção, como a onça sul-americana, a anta, o gato do mato e algumas aves seriamente ameaçadas. E desenvolve programas como a estação de reprodução de capivaras, a manutenção da brotação nas plantações locais de erva mate, entre outras ações ambientais. A área é declarada Reserva Privada de Proteção à Natureza.

Pacotes

Para melhor aproveitar as diversas possibilidades de passeios (atividades ambientais, caminhadas, plantio de árvores nativas, observação da fauna, roteiros de barco etc), é recomendável optar por uma estadia de três dias. O estabelecimento também oferece um pacote voltado a crianças e adolescentes (o Acampamento Jaguar), de seis dias e cinco noites.

O Yacutinga Lodge não aceita cartões de crédito porque está longe de serviços bancários, porém trabalha com traveller’s checks Amex, Visa e Mastercard. A atração turística é vedada a menores de oito anos de idade devido às características da selva missioneira e às atividades turísticas que necessitam de cuidados redobrados.


Serviço

Yacutinga Lodge
Andresito, Misiones, a 60 km das Cataratas do Iguaçú
www.yacutinga.com
yacutinga@yacutinga.net 

© Portal H2FOZ - Todos os direitos reservados