1. Home
  2. Posts
  3. Atrativos

Museus

Uma viagem pela história da região de Foz do Iguaçu pode ser feita em cinco museus instalados nas três principais cidades que compõem as Três Fronteiras. Um sexto museu está localizado na cidade de Puerto Libertad, a 37 quilometros de Puerto Iguazú, na Argentina. Veja aqui os museus argentinos.


Museo Trinchera Mborore del Iguazú

Outro ícone da história e da defesa do meio ambiente na fronteira foi Luís Honório Rolón, médico paraguaio, residiu por mais de 20 anos em Puerto Iguazú, e morreu em 1992. Rolón fundou o museu Mborore e foi principal responsável pela criação do Parque Provincial de Urugua-Í, uma reserva com 84 mil hectares localizada ao lado do Parque Nacional del Iguazú.

Para quem não conheceu Rolón basta lembrar de “A Missão”, filme dirigido por Rolland Joffé, vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes em 1986. O filme, em que Robert De Niro, Jeremy Irons, Aidan Quinn e Liam Neeson fazem parte do elenco, conta a saga dos jesuítas na fronteira entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai no século XVII. As Cataratas do Iguaçu formam o cenário principal e Rolón foi consultor do filme.

Todo o material (cenários, figurinos) usado na produção do filme, Rolón destinou ao Mborore. O museu, fundado em 1983, conta com uma das bibliotecas mais completas da história regional e de peças históricas dos guaranis, jesuíticas, dos obrajes (primeiros trabalhadores de erva mate e madeira) e da Guerra do Chaco, travada entre o Paraguai e a Bolívia entre 1933 e 1935. O museu guarda ainda uma das coleções fotográficas mais antigas da região de Puerto Iguazú.

Museo Trinchera Mborore del Iguazú
Av. San Martín 615 – Puerto Iguazú
Telefone: (00xx54) 3757-420-147
Funcionamento: de segunda a domingo, das 8h às 12h e das 16h às 20h



Museo Imágenes de La Selva

Fundado em 30 de maio de 1959, por Rodolfo Allou, que se dedicou a talhar imagens sobre troncos da selva missioneira, o Museo Imágenes de La Selva, traz no seu acervo imagens sacras como a de Santa Maria del Iguazú, o Trono do Bispo e o Crucifixo.

Além das esculturas de imagens sacras, o museu traz esculturas de animais da região, todos talhados minuciosamente, e uma grande escultura esculpida num só tronco, descrita como Monumento ao Pai, ao qual figura a imagem de um pai brincando com seu filho.

Allou, morador e pioneiro de Puerto Iguazú, foi sobrinho do famoso escritor francês Julio Verne. Allou colecionou, por toda a sua vida, 600 peças de artes catalogadas. No Museu Imágenes de La Selva pode-se encontrar peças únicas e exclusivas desta coleção.
Centro de Interpretación Parque Nacional del Iguazú

Ainda em Puerto Iguazú, no parque nacional argentino, existe o Centro de Interpretación Parque Nacional del Iguazú, inaugurado em junho de 1999. Dividido em três áreas – flora, fauna e antropologia – o museu traz todo o referencial histórico e natural da selva missioneira.

Na área de antropologia, tem-se painéis que contam a história dos guaranis, dos jesuítas e dos conquistadores espanhóis e portugueses. Um auditório, com capacidade para 100 pessoas, exibe filmes e audiovisuais sobre a história do maior parque nacional argentino na província de Misiones.

Museo Imágenes de la Selva
Rua Guatemala y Los Cedros - Puerto Iguazú
Telefone: (00xx54) 3757-420-025/ 420-113
Funcionamento: de segunda a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 20h



Museo Regional Puerto Bemberg

Localizado a 37 quilometros de Puerto Igauzú está o Museu Regional Puerto Bemberg na cidade de Puerto Libertad. Instalado num amplo bosque numa área de 10 mil metros quadrado, o museu leva o nome dos irmãos Bemberg, fundadores da localidade ás margens do Rio Paraná.

O museu possui uma sala ampla que reúne todo o material arqueológico, geológico e da história da região. Em seu interior se encontra materiais como pontas de flechas e pedras, peças cerâmicas encontradas em sítios arqueológicos da região, fotografias do primeiros moradores da região, instrumentos musicais e objetos domésticos históricos.

Museo Regional Puerto Bemberg
Juan Domingo Perón y 1° de Mayo – Puerto Libertad
Telefone (00xx54) 3757- 496-052.
Horário de funcionamento: das terças as quinta, das 10h às 12h e das 14h às 18h30. Sábados e domingos, das 9h às 12h.


> VISITE TAMBÉM

Centro de Interpretación Parque Nacional del Iguazú
Parque Nacional del Iguazú – Puerto Iguazú
Telefone: (00xx54) 3757-420-722
Funcionamento: de segunda domingo, das 8h às 20h