1. Home
  2. Posts
  3. Atrativos

Minas pedras preciosas

Minas pedras preciosas

Jazidas na Argentina irradiam cores e beleza

Passear por uma trilha com jazidas de pedras preciosas e semipreciosas a céu aberto é um dos atrativos pouco conhecidos da Tríplice Fronteira. De beleza imensurável, as Minas de Wanda e de Puerto Liberdad estão pertinho de Puerto Iguazú (Argentina) e a cerca de 45 quilômetros da fronteira com Foz do Iguaçu. O acesso é bem fácil.

O recurso natural é explorado por empresas mineradoras, que oferecem guias para acompanhar os turistas – geralmente os próprios moradores. São eles que explicam a origem das jazidas ao longo das quatro horas de duração do passeio. O caminho pode ser realizado em menos tempo, sem perder muito o encanto.

As jazidas surgiram com o derrame de lava vulcânica há milhares de anos. A lava fervente gerou bolas de ar nas rochas, que se cristalizaram gerando as variedades conforme a composição de dióxidos e silícios. Hoje, de longe, parece um rochedo típico da região, mas o coração do basalto irradia cores e energia.

São cinco minas que ofuscam aos olhos dos turistas, que fazem a visita a pé. Lá é possível encontrar esmeraldas, rubis, ametistas, ágatas, topázios (amarelo, azul, marrom), cristais de rocha rosada, cristal de Vênus, água-amarinha, entre outras espécies. O conjunto tem nada menos que 52 variedades.

Os visitantes também podem acompanhar de perto a extração a céu aberto e em cavernas. Em alguns casos o trabalho leva mais de um ano, pois o manuseio artesanal requer muito cuidado, devido à fragilidade dos tesouros (não podem ser cavadas com explosivos). Os exploradores têm receio de prejudicar as bordas das pedras.

Além do brilho das pedras, o circuito turístico oferece a possibilidade de acompanhar a lapidação das pedras. Uma coleção das espécies locais está exposta no Museu de Pedras. O parque abriga lojas especializadas onde se pode comprar amostras brutas ou trabalhadas.

Os guias do passeio dizem que conhecer as minas ajuda a renovar as forças com a energia positiva emanada. Isso porque o ambiente é cercado de fontes naturais. Está à margem do Rio Paraná, não muito distante das Cataratas do Iguaçu, contrastando com o verde, o ar e a terra fértil do Parque Nacional do Iguaçu.

Serviço

Minas de Wanda
Endereço: Ruta 12 (a 50 Km de Puerto Iguazú sem pavimentação)
Cia Minera Wanda – 002154-3757420-800
Horário de Funcionamento: todos os dias das 8h às 18h30
Taxa de visitação: P$ 2,00

© Portal H2FOZ - Todos os direitos reservados