Aldeias indígenas
Aldeias indígenas

Próxima a Puerto Iguazú, cidade Argentina fronteiriça a Foz do Iguaçu, há duas comunidades indígenas das 42 existentes na Argentina. Os índios Fortin M'Bororé Iriopú estão assentados em uma área de 150 hectares no Parque Estadual de Urugua-I.

Museus

Uma viagem pela história da região de Foz do Iguaçu pode ser feita em cinco museus instalados nas três principais cidades que compõem as Três Fronteiras. Um sexto museu está localizado na cidade de Puerto Libertad, a 37 quilometros de Puerto Iguazú, na Argentina. Veja aqui os museus argentinos.

Reservas biológicas

Essa área, que tem três parques nacionais como referência, é cortada pelos rios Paraná e Iguaçu, além do lago de Itaipu, e sua proteção é garantida por medidas conservacionistas da Itaipu Binacional e dos governos dos três países. Detalhe: a maior parte desta área foi colocada sob proteção da lei somente a partir da década de 80.

Marco das Três Fronteiras
Marco das Três Fronteiras

Revitalizado, o Marco das Três Fronteiras do lado argentino, em Puerto Iguazú, ganhou um show de luzes e águas. O espetáculo das fontes dançantes tem duração de oito minutos e pode ser apreciado à noite às 20h, às 21h e às 22h. O obelisco identifica o ponto de encontro entre o Brasil, o Paraguai e a Argentina no entroncamento dos rios Iguaçu e Paraná.

Missões jesuíticas
Missões jesuíticas

A Argentina possui um dos mais importantes registros da cultura missioneira distribuídos entre as ruínas de San Ignácio, San Ignácio Mini, Candelária, Santa Ana, Nuestra Señora de Loreto, Santa Maria e San Carlos. Consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, os trabalhos de preservação possibilitam a observação da monumentalidade dos vestígios de uma parte da história do povo guarani que viveu na região no século XVII.

Arapuca gigante
Arapuca gigante

Usar uma arapuca para despertar a consciência ecológica pode parecer paradoxal, mas foi justamente essa a estratégia adotada por um casal de argentinos. Otto Waidelich e Irma Sommerfeld, ambos de 45 anos, são os pais de La aripuca , uma réplica gigante de armadilha usada para aulas ambientais, em Puerto Iguazú, na fronteira com Foz do Iguaçu.

Minas pedras preciosas
Minas pedras preciosas

Passear por uma trilha com jazidas de pedras preciosas e semipreciosas a céu aberto é um dos atrativos pouco conhecidos da Tríplice Fronteira. De beleza imensurável, as Minas de Wanda e de Puerto Liberdad estão pertinho de Puerto Iguazú (Argentina) e a cerca de 45 quilômetros da fronteira com Foz do Iguaçu. O acesso é bem fácil.