1. Home
  2. Notícias

Um reflexão de Leandro Costa sobre a cidade: planejar e agir em conjunto

Um reflexão de Leandro Costa sobre a cidade: planejar e agir em conjunto

Leandro Costa

O aniversário da nossa cidade sempre é um bom momento para refletirmos sobre os desafios e as perspectivas da atividade empresarial e o papel da ACIFI na sociedade iguaçuense. Foz do Iguaçu tem características singulares que devem ser festejadas, como o seu povo trabalhador, a sua variedade de atrativos turísticos, a diversidade cultural e a importante localização geográfica. Graças a esses fatores, a crise política e financeira nacional ainda não foi abruptamente sentida em nosso município.

Vejamos alguns exemplos concretos. Temos a vinda dos paraguaios e argentinos para compras em nossa cidade e temos os turistas brasileiros que deixaram de viajar para o exterior e vem conhecer e desfrutar das nossas maravilhas. Temos uma rede hoteleira fantástica que suporta todas estas demandas, sejam elas do turismo de lazer, sejam do turismo de negócios. A nossa hotelaria possui uma das melhores estruturas de eventos do país.

Aliás, Foz do Iguaçu registra grandes investimentos ao completar 102 anos de emancipação política neste dia 10 de junho, frutos da coragem dos empresários que acreditam nesta terra. A começar pela construção e ampliação de vários hotéis, de atrativos turísticos, estabelecimentos comerciais, de um novo shopping, de condomínios, entre outros empreendimentos.

Isso tudo ocorre graças à garra e a coragem dos empresários, bem como a união das entidades. Estamos muito alinhados! Estamos sentando à mesa e dialogando, estamos sentando à mesa e planejando. Planejar é a palavra fundamental quando se quer crescer. Planejar em conjunto. Não podemos planejar separados. Estamos com um planejamento unificado e já estamos obtendo resultados.

Podemos citar alguns resultados, como as ações de envolvimento popular, tal qual o manifesto da trincheira da Avenida Paraná, o movimento contra o aumento do número de vereadores, a ação que está sendo realizada para a não renovação do contrato da concessão das rodovias paranaenses e reforma da Ponta da Amizade. Essas conquistas são resultados de ações de planejamento coletivo, de união de esforços, de união de lados opostos inclusive, para o favorecimento de todos!

Devemos aproveitar este momento de grande debate nacional para assumir efetivamente o protagonismo na sociedade para cobrar e garantir melhoria da gestão pública. Nesse sentido é fundamental combater a corrupção em todos os níveis. Apoiaremos sempre as ações do Observatório Social no acompanhamento dos gastos e aplicação correta dos recursos públicos, bem como o combate a corrupção.

A atual gestão da ACIFI chega com o compromisso de trabalhar à exaustão para solucionar de vez alguns entraves dos quais nos defrontamos quando queremos empreender, quando queremos empregar e crescer. A ACIFI é a sua casa empresário, seja bem-vindo!

Faremos ações para promover e representar os interesses da comunidade empresarial, com ênfase no fortalecimento do associado e é fundamental a sua participação amigo empresário, para que nossa classe esteja unida e cada vez mais forte.

É com esse espírito que parabenizamos à toda população iguaçuense e nos colocamos para planejar e agir em conjunto com a comunidade, sempre contribuindo para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu.

Empresário iguaçuense, somos muitos fortes, acredite!
Viva Foz do Iguaçu!

Leandro Costa é presidente da ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu).