1. Home
  2. Notícias

A resposta está nas cartas

A resposta está nas cartas
Alunos COC Semeador - Foto: Divulgação

José Elias Castro Gomes

Na era digital, basta um toque para nos conectarmos com amigos e familiares aonde quer que estejam.

Podemos conversar fazendo uso dos mais diversos recursos: vídeo, áudio, fotos, textos e até emojis, se estivermos com dificuldades para nos expressar. É lógico que essa aproximação instantânea com quem a gente ama é maravilhosa, mas há um efeito colateral: a banalização daquilo que é dito. Nas redes sociais e programas de conversação, poucos são os que se esmeram em falar/escrever refletindo realmente naquilo que estão dizendo, ou mesmo cuidando da gramática e ortografia. Como a mensagem será consumida, deletada e esquecida um segundo depois de lida, por que eu vou ter de me empenhar em falar bonito?

O COC Semeador resolveu voltar no tempo para resgatar um dos mais triviais recursos de comunicação utilizados por nossos pais e avós: a carta! Sim, aquele envelope contendo folhas de papel nas quais as pessoas escreviam coisas bonitas, às vezes até borrifadas com perfume para ressaltar uma memória ou conteúdo mais romântico. Se você for chamar de anacrônico, por favor, pedimos que substitua o termo por vintage, que está na moda. A ideia é tirar proveito da tangibilidade deste meio de comunicação, a carta é um objeto, algo que absorve, materializa e perpetua nossas palavras, desenhos e ideias. Nela, nossas crianças poderão exercitar a caligrafia para ter a letra bonita que os tablets e celulares não favorecem. Também poderão aprender conceitos de geografia, entendendo que sua cartinha percorrerá um certo trajeto até chegar ao seu destino. E até mesmo matemática, calculando o tempo e a distância que vai levar para sua missiva passar por baixo da porta de alguém querido. Mas o melhor: vão refletir no conteúdo, valorizando cada mínima letrinha ou palavra.

Esta iniciativa anacrô... digo, vintage, foi desenvolvida junto a mais de 600 alunos do Estagio II ao Sexto ano. E começamos em altíssimo nível, com o envio de cartas aos pais, celebrando o segundo domingo de agosto, data em que serão parabenizados de um jeito diferente e inesquecível. As cartas foram enviadas no dia 7 de agosto e chegarão a tempo de emocionar nossos homenageados. Nós criamos até um selo e um papel carta especialmente para esta ação. É uma maneira inusitada e lúdica de estimular a prática da redação.

Aos pais, nossas felicitações; e, aos nossos alunos, nossos parabéns pelas muitas mensagens e desenhos carinhosos que tivemos a oportunidade de apreciar. Com certeza emocionarão e serão guardadas com orgulho. Foi uma forma que encontramos de colocar mais calor e afetuosidade na comunicação que nossos alunos produzem. Um último aviso: Senhores Pais, por favor, prendam seus cachorros, porque os carteiros terão muito trabalho nos próximos dias.

José Elias Castro Gomes é mantenedor do COC Semeador.