1. Home
  2. Notícias

2017 será um ano de vitórias e de sucesso

2017 será um ano de vitórias e de sucesso
Leandro Costa, presidente da ACIFI - Foto: Kiko Sierich

Leandro Teixeira Costa

É o momento de fazer uma reflexão sobre o ciclo que termina e falar sobre a expectativa para o próximo ano. Contudo, para falar sobre 2017, gostaria rapidamente de me posicionar sobre 2016, este difícil ano que se finda. Difícil porque se não bastasse a crise nacional, vivemos em Foz do Iguaçu a maior crise política da nossa história e uma grave crise econômica.

A crise econômica deflagrada pela péssima gestão administrativa que tivemos, e consequentemente a crise política aliada às fortes acusações de corrupção na Prefeitura e na Câmara Municipal, com prefeito preso, vereadores presos, e para fechar o ano, uma eleição onde não sabemos quem será o próximo prefeito, nos levam ao fundo do poço!

Cabe ressaltar que todas estas lamentáveis notícias são fruto da falta de união da nossa sociedade, da busca pelo poder visando somente o benefício próprio, da falta de compromisso dos nossos representantes com a nossa cidade e da atitude passiva da sociedade civil organizada. Todos somos culpados!

Nós, empresários, temos que mudar nossa atitude. Temos que ser ativos na sociedade e fazer com que a população venha conosco. A ACIFI representa hoje aproximadamente 1.300 empresas que empregam milhares de pessoas, que por sua vez possuem suas famílias, que possuem amigos, formando uma rede de pessoas que, se UNIDAS, podem transformar a nossa realidade.

Tenho sido convidado por diversos grupos nas redes sociais onde o objetivo é reunir pessoas para manifestar-se. Opa! O iguaçuense está acordando, e isso é muito bom. Vamos para a rua, vamos para a frente da Prefeitura, vamos para a Câmara de Vereadores, vamos nos manifestar!

No último dia 15, tivemos a oportunidade de estar reunidos na sede da ACIFI, com 8 dos 9 vereadores eleitos, e as pessoas que estiveram presentes puderam conhecer melhor e ouvir os novos vereadores. Confesso que saí feliz daquela reunião, pois presenciamos um momento de união das pessoas e entidades. Todas as falas levavam para o objetivo principal: a união.

Aprofundando minha perspectiva para 2017, iniciaremos o ano com novas eleições e, portanto, ainda sem a definição do próximo prefeito. Porém, este tempo dará uma margem de reflexão para a nossa população. Teremos que buscar forças para superar essa adversidade e criar maneiras de nos fortalecer unindo nossa sociedade. Através da união de pessoas, entidades, organizações e empresas, poderemos criar algo inédito em Foz do Iguaçu, com o objetivo de elegermos um prefeito que pense na cidade e não em si próprio e no seu partido, com o objetivo de nos unir para eleger, em breve, um ou mais candidatos para as Câmaras Federal e Estadual.

A ACIFI, cumprindo seu papel, buscará resgatar a motivação de compra e negócios, e para isso temos que preparar ainda mais nossas empresas, planejar, estruturar, capacitar e acima de tudo Empresário, participar. Em 2017 a ACIFI disponibilizará através do seu Conselho do Jovem Empreendedor, uma ferramenta de capacitação contínua para as empresas, terá ainda o Escritório de Compras, já instalado na ACIFI, onde poderemos buscar novos mercados, não só em Foz mas também em outras cidades, aumentaremos nossa rede de convênios e serviços e fortaleceremos os núcleos setoriais.

Não podemos nos abater com as notícias que nos chegam diariamente, temos que trabalhar e reverter esta situação. Cabe a todos nós e tenho a certeza que faremos de 2017 um grande ano, um ano de vitórias e de sucesso.

Um 2017 de muitas conquistas!

Leandro Teixeira Costa é presidente da ACIFI.