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Um carro 100% artesanal

Um carro 100% artesanal
- Foto: Marcos Labanca

H2FOZ - Alexandre Palmar
Imagens: Marcos Labanca

Construir um “Hot Rod” é um sonho de muitos amantes de automóveis. O empresário iguaçuense Fábio Grenteski está perto de finalizar sua máquina desejada desde a juventude, quando tocava o terror com os amigos fuçando mobiletes pelas ruas e avenidas Foz do Iguaçu.

Cinco anos atrás, já experiente nos segredos da mecânica com anos frente à Up Repair, decidiu ser a hora de construir artesanalmente um carro modificado a partir de um modelo antigo da década de 20. Contou a ideia ao amigo torneiro mecânico Dil Lopes. Não deu outra: juntaram o amor pela graxa com a paixão pelo torno e iniciaram o projeto.

-- Essa ideia, quando eu tinha ainda lá meus 17, 18 anos... Eu já assinava a revista Hot Rod, que é uma revista americana e começou a surgir o interesse de fazer. O senhor Dil também gosta desse estilo de carro. Ele viveu um pouco a época quando originais. Quando apresentei a proposta,  ele aceitou de muito bom grado. Há cinco anos comecei a procurar peças que nós pudéssemos dar início à construção de um Hot.

Hoje o Ford 1927 modelo T-buck está em fase final de construção, todo feita 100% a mão. O carro é modificado, mas mantém o estilo de época. O projeto contempla chassi retrabalhado para aguentar o peso, a força e o torque do motor V8 318 do Dodge. O diferencial e o câmbio, que é a automático, também são do Dodge. Curta os detalhes no vídeo produzido pela equipe do H2FOZ.

> Entrevista completa (versão ampliada)




Dados técnicos

Ford 1927 modelo T-buck
* Motor V8 318 do Dodge (cerca de 280 cavalos)
* Diferencial e o câmbio do Dodge
* Eixo rígido na frente, com amortecimento de feixe de mola e amortecedores para aguentar o peso frontal do motor.
* 4 freios a disco.
* Rodas da caminhonete F 100, modelo 1960.
* Pneus Pirelli cinturado.
* Tanque de combustível em aço inox.
* Suspensão traseira (sistema Coilover) com mola e amortecedor acoplado para aguentar tração do motor.
* Barras laterais hair pins para dar estabilidade e sustentação dos eixos e das rodas.