1. Home
  2. Notícias

Mais um vereador de Foz pode perder o mandato

Mais um vereador de Foz pode perder o mandato
Morador solicitou pedido de providências à Câmara Municipal - Foto: Carlos Sossa/Arquivo

A área jurídica da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu analisa o pedido de providências apresentado por um morador da cidade contra o vereador Jorge Soares Ferreira, o Protetor Jorge, do PTB. O parlamentar teve os direitos políticos suspensos pelo Tribunal de Justiça do Paraná por improbidade administrativa, a pedido do Ministério Público, situação que pode retirar-lhe o mandato eletivo. O vereador é o segundo secretário da mesa diretora da Casa de Leis. 

Sem licitação

A condenação decorre do período em que Protetor Jorge ocupou o cargo de diretor de Saúde, em Santa Terezinha de Itaipu, na gestão da ex-prefeita Ana Carlessi (PMDB), quando o governo contratou o IBRASC (Instituto Brasileiro de Santa Catarina). O MP entendeu que a medida feriu a lei de licitações. Protetor Jorge diz que não foi responsável pelo contrato e pede para responder processo separado da ação em que a Ana Carlessi é ré.


Foto: Câmara Municipal 

2018 à vista

Olheiros do Palácio das Cataratas dão como certo o início do inferno astral da secretária da Saúde, Ines Weizemann (PSD), assim que o governo chegar aos 100 dias. Reclamações da população quanto ao atendimento e falta de interlocução, especialmente junto ao Conselho de Saúde, fragilizam a secretária. Mas sãos as articulações para as eleições de 2018 que podem alçá-la ao olho do furacão. Pretendentes à Assembleia Legislativa com apoio governista ameaçam o futuro da popularmente conhecida Ines da Saúde, apostam os observadores da política da paróquia.


Foto: Agência Municipal de Notícias

Mais tempo

O prazo para as pessoas físicas e empesas aderirem ao Refis (Programa de Recuperação Fiscal de Foz do Iguaçu) foi estendido a dezembro. Para pagamentos em parcela única até 29 de setembro, os descontos são de 100% sob multas, juros de mora e multa de dívida ativa. As quitações até 31 de outubro recebem reduções de 95% e os pagamentos até 30 de novembro obtêm 90% de abatimento nos acréscimos.


Foto: Reprodução 

Advogados em festa

Já estão à venda os ingressos para o tradicional “Jantar dos Advogados”, organizado pela OAB de Foz do Iguaçu (Ordem dos Advogados do Brasil). O evento será dia 18 de agosto, no Espaço Marias, na Avenida das Cataratas, animado pela banda The Moment Show. Os convites podem ser adquiridos nas salas da OAB.


Foto: Divulgação 

Campus da Unila

Representantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) informam que a instituição tem até praza até 2034 para concluir a construção do campus universitário no terreno repassado pela Itaipu Binacional. Semana passada, o TCU (Tribunal de Contas da União) publicou decisão determinando que a universidade analise a supressão do contrato firmado com a binacional.  O campus começou a ser construído em 2011 pelo Consórcio Mendes Júnior/Schahin. As obras foram paralisadas em 2014.


Foto: Valtemir de Souza

Reviravolta no “Caso Ademir Gonçalves”

Os integrantes do CDHMP (Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu) comemoram decisão da Justiça Federal que negou o arquivamento do “Caso Ademir Gonçalves”. O jovem foi morto na aduana da Ponte da Amizade, em janeiro deste ano. O juiz do caso determinou novas perícias e afastamento do delegado da Polícia Federal que vinha conduzindo o inquérito. Laudo de equipe contratada pela família de Ademir sustenta que ele sofreu tortura antes de falecer.


Foto: Divulgação 

Música clássica no campus

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste/Foz) recebe o concerto de encerramento do Festival 3 Fronteiras de música clássica, neste sábado, 15, às 20 horas, no Auditório Alcibíades Luiz Orlando. A orquestra será regida pelo maestro Jean Reis. O evento é aberto para a comunidade.


Foto: Divulgação