Galeria: veja fotos dos testes das luzes da Ponte da Integração

Nova via de ligação entre Brasil e Paraguai terá iluminação inteiramente em LED; ensaios podem ser vistos também da Argentina.

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A diretoria paraguaia de Itaipu divulgou, nessa segunda-feira (5), imagens que mostram os testes do sistema de iluminação em LED da Ponte da Integração Brasil–Paraguai, cuja cerimônia de inauguração, conforme declarações do presidente Mario Abdo Benítez, pode ocorrer já na próxima semana.

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Os ensaios estão a cargo do consórcio construtor da ponte, chamando atenção de quem olha em direção ao Rio Paraná no período noturno. De acordo com Itaipu, já foram instalados 56 postes ao longo do tabuleiro principal, com dois níveis de instalação de luminárias: um para a pista de veículos e outro para a passarela de pedestres.

Aspecto da pista iluminada da Ponte da Integração. Imagem: Gentileza/Itaipu Binacional

Na última semana de novembro, a estrutura foi submetida a um teste de carga dinâmica, que envolveu a circulação de um comboio de seis caminhões, com 27 toneladas cada, para verificação da conformidade ao projeto. A etapa atual é de ajustes e finalização de pontos como a instalação de grades de segurança.

Construída com recursos da diretoria brasileira de Itaipu, a Ponte da Integração Brasil–Paraguai ligará a região do Porto Meira, em Foz do Iguaçu, à cidade paraguaia de Presidente Franco. A extensão total da via é de 760 metros, sustentada por dois pilares com 180 metros de altura. A distância média em relação ao nível do rio é de 60 metros.

Ponte da Integração vista da margem paraguaia do Rio Paraná. À direita, a foz do Rio Iguaçu e as luzes da cidade argentina de Puerto Iguazú. Imagem: Gentileza/Itaipu Binacional

Cabeceiras

Mesmo que seja entregue nos próximos dias, a ponte ainda não poderá ser integralmente usada pela população da fronteira. Em ambas as cabeceiras, estruturas fundamentais, como as vias de acesso e controle aduaneiro, ainda não foram concluídas. A Rodovia Perimetral Leste, do lado brasileiro, apresenta apenas 17,3% de construção.

A previsão é a de que o tráfego seja liberado de forma gradual ao longo de 2023 e 2024. No caso do transporte de cargas, por exemplo, o plano de órgãos como a Receita Federal do Brasil (RFB) é autorizar primeiro a circulação de caminhões em lastre (vazios), para depois permitir a passagem de caminhões com cargas que precisem de inspeção.

Iluminação em LED foi projetada para melhor desempenho e eficiência energética. Imagem: Gentileza/Itaipu Binacional
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