Assine a newsletter

GUARÊ MASCOTE

H2Foz > Notícias

25/06/2012 22h05

Partidos avançam na definição de candidatos a prefeito de Foz do Iguaçu

H2FOZ - Stela Marta

O cenário político começa a ser definido em Foz do Iguaçu. O que antes eram 14 pré-candidatos, hoje pode ser resumido a seis nomes: Reni Pereira (PSB), Nanci Rafain (PDT), Chico Brasileiro (PCdoB), Gilmar Piolla (PT), José Elias Aiex (PSOL) e Dilto Vitorassi (PV).

A definição começa a ganhar corpo com as jogadas no tabuleiro da aliança governista, que começou com dez partidos: PDT, PT, PCdoB, PPS, PP, PR, PSD, PMDB, PTN e DEM. Esse número está reduzido para nove, com saída dos democratas. A base situacionista ainda enfrenta incertezas envolvendo os passos do PMDB (veja abaixo).

A primeira ação concreta no tabuleiro envolveu os democratas, que nem chegaram a participar da primeira reunião da base da situação, na semana passada. Isso porque uma decisão da direção estadual estabeleceu que os democratas iguaçuenses devem compor com o PSB.

Dessa forma, a candidatura de Reni Pereira agora conta com apoio de dez partidos: PSB, DEM, PSDB, PSC, PMN, PSL, PRTB, PHS, PRP e PSDC. Outras duas legendas devem compor com o deputado estadual: PTC e PRB.

Governistas
O grupo inicialmente estava com 10 pré-candidatos: Camilo Rorato (PPS), Chico Brasileiro (PCdoB), Dobrandino Gustavo da Silva (PMDB), Giacobo (PR), Gilmar Piolla (PT), Nanci Rafain (PDT), Osli Machado (PPS), Ruberlei Santiago (PP), Sérgio Beltrame (PMDB) e Tércio Albuquerque (PMDB). Passaram a primeira fase das eliminatórias Nanci, Piolla, Chico, Ruberlei e Osli.

No último sábado, dos cinco deveriam ficar três. Mas a escolha dos nomes foi adiada. Nesta segunda-feira, entretanto, o prefeito Paulo Mac Donald Ghisi (PDT), que coordena a escolha do candidato da “Frente Foz Unida e Forte”, afunilou a escolha. A informação do pedetista dado ao H2FOZ, aliás, pegou de surpresa o presidente do Partidos dos Trabalhadores.

“A pesquisa demonstra que 76% da população quer continuidade do governo. O grupo escolheu Nanci Rafain e Chico Brasileiro para continuar sendo nossos pré-candidatos. Temos até dia 30 para escolher quem será, mas o Chico tem mais chance”, disse Mac Donald ao Portal.

E o PT e o PMDB?
Mas, segundo o presidente PT, Olivério Pacheco, a informação de que o prefeito teria anunciado a preferência por Nanci e Brasileiro não foi  oficializada ao PT. O petista enfatiza que continua valendo o desfecho da reunião de sábado passado: a decisão da base governista foi adiada para esta uma nova reunião, na tarde desta terça, 26.

“Mas o partido não rejeita estes nomes (Nanci e Brasileiro). O PT apresentou Gilmar Piolla e fazemos parte deste grupo e não estamos conversando oficialmente com outro grupo ou partido. Porém sabemos que existem conversas isoladas”, disse Pacheco ao H2FOZ.

O pré-candidato Gilmar  Piolla (PT) por sua vez afirmou que a posição do prefeito não reflete o consenso do colegiado. Segundo ele pode ocorrer uma reviravolta na reunião de hoje a tarde da “Frente Foz Unida e Forte”.

O PT colocou o nome de Gilmar Piolla à disposição como pré-candidato a prefeito de Foz do Iguaçu. Piolla sempre enfatizou preferência por encabeçar a aliança. Pacheco ratificou esta informação e declarou que o nome do PT para vice-prefeito seria de Joel de Lima, assistente de Jorge Samek, presidente brasileiro da Itaipu. 

Já o PMDB, que inicialmente estaria com a coligação governista, foi procurado pelo PSB de Reni Pereira. Segundo o presidente do PMDB, Sérgio Beltrame, o diretório está propenso a aceitar devido as indecisão do bloco governista.

“Quando eu me reunia com o partido, pediam um nome. Até agora não definiram. Enquanto o PSB está definido há muito tempo. Está havendo uma aproximação com o Reni e existe uma ala do PMDB que está querendo propor o nome a vice-prefeito. Este nome seria o meu. Mas não sabemos ainda. Saberemos nos próximos dias”, afirmou Beltrame.

PSOL e PV
O PSOL e o PV também precisam definir suas posições neste fim de semana. O PSOL com o médico José Elias Aiex.  O PSOL segue tendência de coligação com o PCB.  O PV deve lançar o sindicalista Dilto Vitorassi ou abrigar-se em uma das coligações. PSOL, PCB e PV têm convenções marcadas para o próximo dia 30 de junho.

Vale lembrar que o prazo para as convenções termina dia 30, mas as candidaturas a prefeito, a vice-prefeito e vereador devem ser registradas no Cartório Eleitoral até o dia 5 de julho.


PANORAMA

Reni Pereira: PSDB, PSC, DEM, PMN, PSL, PRTB, PHS, PRP, PSDC, PTC

Grupo governista: PDT, PT, PCdoB, PPS, PP, PR, PSD, PTN

José Elias Aiex: PSOL e PCB

Dilto Vitorassi: PV

A definir: PMDB e PTC

PTB: 30 vai escolher durante a convenção, mas caso hoje o grupo governista escolha a Nanci Rafain, o PTB vai com ela, caso contrário, segue outro grupo ou partido que será escolhido em convenção.

PRB:  Define dia 30 se mantém a pré-candidatura de Sidnei Prestes ou apóia a candidatura de Reni. O presidente, Sidnei Prestes, disse que existe uma grande conversação para o apoio para Reni.

PPL: Está em conversação com grupos e partidos e espera a definição de candidatos para escolha da aliança, que deve fazer dia 30 em convenção.

PT do B: presidente Alberto Koelbel (não encontrado).

________________________
Portal H2FOZ - Stela Marta

      Facebook
Comentários compartilhados no Facebook.
      Twitter
Compartilhamentos e retweets no Tweeter.
 
Comentários
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. O Portal H2FOZ não é responsável pelo seu conteúdo.

Post new Comentário

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Esta questão serve para filtrar os envios automatizados de spam deste formulário.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.

          comprasparaguai.com.br

+ NA REDE