Assine a newsletter

GUARÊ MASCOTE

H2Foz > Notícias

05/07/2012 09h50

Parque Nacional do Iguaçu recebe mais de 700 mil visitantes no semestre

  • Cataratas
  • Pegoraro
  • Cataratas
  • Piolla

O crescimento do número de turistas no Parque Nacional do Iguaçu, no primeiro semestre deste ano, reforça a expectativa de bater recorde e fechar o ano com 1,5 milhão de visitantes, ante 1.394.187 em 2011. E confirma também que “o Destino Iguaçu está na rota do turismo sustentável”, segundo o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro. 
 
O lado brasileiro do parque recebeu 710.531 turistas de janeiro a junho deste ano, 6,25% a mais que no mesmo período de 2011. O turismo de Itaipu, por sua vez, teve o melhor semestre de visitação de sua história, com 214.873 turistas, número 10,1% superior aos seis primeiros meses de 2011.
 
No lado argentino das Cataratas do Iguaçu, os números do semestre ainda não foram divulgados, mas Pegoraro estima que sejam também superiores aos de 2011 e pouco abaixo do que foi registrado no parque brasileiro.
 
 
União e divulgação
Tanto Pegoraro como Gilmar Piolla, superintendente da Itaipu Binacional e presidente do Fundo de Promoção e Desenvolvimento do Iguaçu, avaliam que os recordes de visitação se explicam por vários fatores, entre os quais o mais recente foi a eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das sete maravilhas mundiais da natureza.
 
Eles consideram fundamental o trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2006 pela Gestão Integrada do Turismo para divulgar melhor o destino e, em especial, melhorar a imagem da região na mídia brasileira e internacional. 
 
Isso incluiu publicações em revistas especializadas, participação do destino em eventos de turismo e um trabalho constante para desatrelar a região de fronteira da imagem de terra da muamba e do contrabando.
 
O resultado: nos últimos cinco anos, o número de visitantes cresce a uma média anual de 10%. E não será diferente em 2012, segundo Pegoraro, que prevê um aumento entre 5% e 10%.
 
Fim da baixa temporada
“Nós achamos que o segundo semestre será melhor que o primeiro, porque acabou a baixa temporada (que vai de março ao final de junho). Julho é o segundo melhor mês para o turismo, perdendo apenas para janeiro. Além disso, teremos bons feriados pela frente, como em setembro”, avalia Jorge Pegoraro.
 
Gilmar Piolla conta que o Destino Iguaçu não está sendo muito afetado nem mesmo pelo “cenário macroeconômico desfavorável”. O número de visitantes de fora do Mercosul, por exemplo, cresceu nos primeiros meses deste ano, com exceção de março e maio. E teve um aumento surpreendente em junho, de 24%, em relação ao ano passado. 
 
Os 374.098 brasileiros foram absoluta maioria dos turistas, no primeiro semestre, representando 52,7% do total. Os estrangeiros em geral somaram 165.339 (24,1%) e os 165.339 visitantes de países do Mercosul representaram 23,3% do total. 
 
Até no limite
O chefe do Parque Nacional do Iguaçu alerta que o crescimento do número de visitantes, a partir de agora, vai esbarrar na necessidade de ampliar a infraestrutura de Foz do Iguaçu, a começar pelo Aeroporto Internacional Cataratas, passando ainda pela duplicação da BR-469, que liga a cidade ao Parque Nacional, e pela ampliação das passarelas de acesso às Cataratas do Iguaçu. “Tem que ser feito um ajuste fino para receber melhor os turistas em 2014 e dali para a frente”, conclui Pegoraro.
 
Mais informações sobre as Cataratas, acesse: www.cataratasdoiguacu.com.br
 
(Divisão de Imprensa - Itaipu Binacional) 

      Facebook
Comentários compartilhados no Facebook.
      Twitter
Compartilhamentos e retweets no Tweeter.
 
Comentários
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. O Portal H2FOZ não é responsável pelo seu conteúdo.

Post new Comentário

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Esta questão serve para filtrar os envios automatizados de spam deste formulário.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.

          comprasparaguai.com.br

+ NA REDE