H2Foz > Notícias

03/02/2011 21h56

Inauguração de Vara Criminal Federal em Foz do Iguaçu ocorre dia 10

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e a Justiça Federal do Paraná (JFPR) realizam a instalação da 3ª Vara Federal Criminal de Foz do Iguaçu, no dia 10 de fevereiro. Evento conta com a presença do secretário de Segurança Pública do Paraná, Reinaldo de Almeida César, e o superintendente da Polícia Federal no estado, Maurício Leite Valeixo.

A implantação da Vara faz parte de um plano de especialização na região da tríplice fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai) abrangida pela Subseção Judiciária de Foz do Iguaçu, com o objetivo de combater, por meio da ação da Justiça, crimes de contrabando, descaminho e violação de direito autoral previstos nos artigos 334 e 184 do Código Penal.

Com a instalação da 3ª Vara Federal Criminal, a 2ª Vara Federal Criminal de Foz do Iguaçu passa a processar e julgar com exclusividade os crimes de contrabando e descaminho e violação de direito autoral.

Serão processados e julgados na 2ª VF Criminal todos os processos relativos a sequestro e apreensão de bens, direitos ou valores, pedidos de restituição de coisas apreendidas, busca e apreensão e hipoteca legal.

A 2ª VF Criminal de Foz do Iguaçu passará a atuar também como Juizado Especial Federal Criminal.

A 1ª VF Criminal e a 3ª VF Criminal terão competência para processar e julgar os crimes praticados por organizações criminosas, independente do caráter transnacional das infrações.

A juíza federal substituta Ana Lúcia Andrade de Aguiar, lotada na 1ª VF Criminal de Foz do Iguaçu, foi designada para responder pela titularidade da 3ª VF Criminal no período de 10 de fevereiro a 8 de março, quando outro magistrado assume a titularidade plena da nova Vara.

A Subseção Judiciária de Foz do Iguaçu possui jurisdição sobre os municípios de Céu Azul, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, Serranópolis do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu.

No dia 31 de dezembro de 2010, tramitavam na Justiça Federal de Foz do Iguaçu (todas as varas e juizados especiais) 18.520 processos. Em toda JFPR, eram 275.279.

Na 1ª VF Criminal de Foz do Iguaçu tramitam atualmente 4.946 processos criminais; apenas em 2010, foram distribuídos um total de 3.082 novos processos desse tipo na Vara. Na 2ª VF Criminal a demanda é semelhante: tramitam 4.015 processos criminais, sendo que 3.012 foram distribuídos no ano passado (dados oriundos do TRF4).

Participam da implantação da 3ª VF Criminal de Foz do Iguaçu, o presidente do TRF4, desembargador federal Vilson Darós, e o diretor do Foro da JFPR, juiz federal Danilo Pereira Junior, entre outras autoridades.

Serviço:

Cerimônia de implantação e instalação da 3ª Vara Federal Criminal de Foz do Iguaçu

Data: 10 de fevereiro de 2011
Horário: 17h
Local: Sede da Justiça Federal Criminal em Foz do Iguaçu-PR (Endereço: Rua Edmundo de Barros, 1989)

(Justiça Federal)
 

      Facebook
Comentários compartilhados no Facebook.
      Twitter
Compartilhamentos e retweets no Tweeter.
 
Comentários
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. O Portal H2FOZ não é responsável pelo seu conteúdo.

Post new Comentário

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Esta questão serve para filtrar os envios automatizados de spam deste formulário.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.

          comprasparaguai.com.br

+ NA REDE