Conhecer o passado para valorizar o presente e pensar o futuro

Quem vê a centenária Foz do Iguaçu, especialmente os turistas, nem imagina como foram difíceis os dias das pessoas que desbravaram a cidade. Nem mesmo grande parte dos atuais moradores sabe como foi o início da colonização da Terra das Cataratas. Se hoje o município é um dos principais destinos do mundo, com ampla infraestrutura turística, comercial e urbana, “ontem” era tudo muito diferente.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Douglas Furiatti

Aproveite o 101º aniversário de Foz do Iguaçu e assista ao documentário sobre a origem da cidade

Quem vê a centenária Foz do Iguaçu, especialmente os turistas, nem imagina como foram difíceis os dias das pessoas que desbravaram a cidade. Nem mesmo grande parte dos atuais moradores sabe como foi o início da colonização da Terra das Cataratas. Se hoje o município é um dos principais destinos do mundo, com ampla infraestrutura turística, comercial e urbana, ontem” era tudo muito diferente.

Para chegar a 101 anos, muita água passou embaixo da ponte; ou melhor, das Pontes Tancredo Neves e da Amizade – marcos fronteiriços importantes de integração da Tríplice Fronteira. Para conhecer um pouco da história local, por que não saber como foi a origem da cidade diretamente da boca de quem chegou para construí-la?

Se você tiver interesse, basta assistir ao documentário Pioneiros de Foz do Iguaçu, produzido para lembrar os primórdios do município e homenagear os seus primeiros moradores. Com cerca de 30 minutos, a produção mescla depoimentos, imagens e fotografias antigas. Trata-se de um precioso acervo histórico produzido por iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo em conjunto com a TV Câmara e a Itaipu Binacional.

Originalmente o material foi exibido aos pioneiros durante a Fartal do ano passado, para marcar o centenário, porém mantém-se atual e perfeitamente cabível nestes 101 anos de Foz do Iguaçu. No vídeo, os entrevistados contam parte de sua vida. Alguns lembram que ao chegar se depararam com uma cidade vazia. Poucas casas, comércio escasso, nada de meios de transporte…

Mesmo quem não viveu nas épocas mais difíceis, com a infraestrutura precária, emociona-se com os depoimentos e com as fotografias da Foz do Iguaçu do passado. São histórias de vida, de formação de famílias e de desenvolvimento de um município privilegiado, que recebeu de Deus maravilhas naturais inigualáveis e foi construído também pelo homem com muito trabalho.

Aproveite a passagem de mais um aniversário e faça uma homenagem à cidade e seus pioneiros. Assista ao vídeo e compartilhe a história de quem contribuiu para tornar a Terra das Cataratas o que ela é hoje. Vale a pena!

https://www.youtube.com/watch?v=2tPDFfq6TcA.

H2FOZ – Douglas Furiatti

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.