GUARÊ MASCOTE

+ NA REDE

H2Foz

Itaipu Binacional

Saiba mais. Visite o site itaipu.gov.br


Uma das maravilhas do mundo moderno

Vista por mais de 14 milhões de pessoas de todos os continentes, desde sua inauguração, a hidrelétrica de Itaipu é, segundo a Associação Norte-americana de Engenheiros Civis, uma das sete maravilhas do mundo moderno, ao lado de obras como a ponte Golden State, o canal do Panamá, o Eurotúnel, o edifício Empire State e a torre Canadian National. Em janeiro de 2007, a usina que é motivo de orgulho de brasileiros e paraguaios voltou a ser apontada como uma das obras mais importantes da atualidade, dessa vez em um ranking elaborado por especialistas consultados pela rede de TV CNN.

A hidrelétrica binacional é resultado do esforço de engenharia do Brasil e do Paraguai e de 40 mil trabalhadores, que venceram o desafio de converter em energia elétrica as águas do Paraná, um dos mais caudalosos rios do mundo. Sinônimo de gigantismo, seus números impressionam. Para se ter uma idéia, o volume de concreto usado na construção serviria para construir 210 estádios como o Maracanã, enquanto o ferro e o aço utilizados seriam suficientes para erguer 380 torres como a Eiffel.



Em 2007, a empresa completou o seu projeto original com a instalação de duas novas unidades geradoras de 700 megawatts cada. O adicional de energia equivale a uma usina equivalente a Angra 2 ou a Sobradinho. Agora são 20 turbinas que totalizam 14 mil megawatts de potência instalada. Essa potência, a propósito, só fica atrás da usina chinesa de Três Gargantas, que detém 22 mil megawatts. Mas como o regime de águas do Rio Paraná é mais estável do que o do Yang-Tse, a produção anual de Itaipu é superior, tendo chegado a 94 milhões de megawatts-hora em 2008.

Hoje, o alcance dessa usina se estende para muito além da produção de energia de qualidade. Responsável por mais de um quarto do abastecimento do Brasil e por quase a totalidade do fornecimento ao Paraguai, Itaipu converteu-se em uma das principais molas propulsoras do desenvolvimento econômico e social da região de fronteira entre esses dois países. A missão da empresa incorpora a responsabilidade social e ambiental, o que se traduz em inúmeros programas voltados ao meio ambiente e às comunidades localizadas no entorno do empreendimento.

Atrativos

O lago que alimenta a usina tem 170 quilômetros de comprimento, se estendendo de Foz do Iguaçu aos limites entre os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. O imenso volume de água resulta em um dos mais belos espetáculos que a hidrelétrica oferece, que é a abertura do vertedouro, com uma vazão 40 vezes superior à das Cataratas do Iguaçu.



Para atender ao crescente número de visitantes, Itaipu tem investido em diversas melhorias de seu complexo turístico, que inclui, além da própria barragem, o Refúgio Biológico Bela Vista, o Ecomuseu e o Parque da Piracema. Além disso, o Centro de Recepção de Visitantes foi reformulado e a usina ganhou uma nova atração: a Iluminação da Barragem.

As possibilidades de passeios pela Itaipu se dividem em Circuito Especial, Visita Panorâmica e Visita Institucional Técnico-científica. Para o turista comum, o recomendável é o Circuito Especial, que inclui passagens pelos mirantes central e do vertedouro, além de uma incursão ao edifício de produção da hidrelétrica. Ali, é possível contemplar as imensas catedrais de concreto sob a barragem.

Endereço

Centro de Recepção de Visitantes, Avenida Tancredo Neves, 6.702


© Portal H2FOZ - Todos os direitos reservados

      Facebook
Comentários compartilhados no Facebook.
      Twitter
Compartilhamentos e retweets no Tweeter.
 
Comentários
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. O Portal H2FOZ não é responsável pelo seu conteúdo.
Nome: 
vera lima
Cidade: 
Foz do Iguaçu

Temos recebido vários grupos de estudantes que vem a FOz para visita tecnica de Itaipu.

Se huver interesse nosso hotel fica bem no centro da cidade com fácil acesso a usina e temos tarifas especiais para estudantes.

att.
vera.

Nome: 
Nelson Romualdo
Cidade: 
Foz do Iguaçu

Caro sr.Aluisio já tinha ouvido falar deste por intermedio de um amigo, porém não tinha acessado até entaum. Cheguei até esta pagina porque estou tentando achar fatos a respeito da vila c, bairro onde me criei, pois meu pai fora auxiliar de servisos gerais na construção da barragem, e tudo que envolve o assunto sempre me despertou curiosidade e muita indignação tambem, pelo descaso com q a vila c é tratada ao longo da historia. Tenho uma ideia que estou tentando transformar em um projeto e para tanto procuro embasamento teorico para contextualizar a vila c dentro da formação da barragem. Visando incluir verdadeiramente os moradores da região com sustentabilidade e responsabilidade social, sem a hiprocrisia da gigante pedra que canta. Se cultivar agua boa é preservar nascentes porque na vila c tem uma nascente que corre em direção ao canal da piracema, pedindo socorro , pois é rodeadas de casebres que alguns ilustres pseudo politicos ajudaram construir, fornecendo lonas e transporte para a invasão de areas verdes da vila c. Olha que já se passaram muitos anos, e a que diz cultivar agua boa ainda não se voltou para o problema. Se por acaso tiver algo relativo a vila c,sobre a greve da decada de 80 ficaria muito grato por poder compartilhar de suas informações para embasar meu projeto cujo qual leva o nome VILA C FELIZ sustentabilidade e responsabilidade social.grato

Nome: 
Antonio Carlos de Oliveira
Cidade: 
Joinville SC

Gostaria de saber quais são os dias de visitas e preços.

Nome: 
Francielli Zandoná

Prezados,
para obter informações sobre atrações, roteiro, ingressos e outras informações:

http://www.turismoitaipu.com.br/indexflash.php

0800 645 4645 Toll-free
+55 (45) 3520 - 6676 Reservas
+55 (45) 3576 - 7475 Fax

Nome: 
suzana volkmann
Cidade: 
amambai ms

Oi tenho uma filha de 2 anos eu e meu marido gostaria de saber se da pra faser ocircuito especial.ou a visita panoramica. desde já obrigada pela atencao.

Nome: 
Francisco Wellington Jucá Rolim
Cidade: 
Salvador - Ba

Me orgulha muito quando vejo um belíssimo site deste da Itaipu=Binacional, em virtude de ter participado da construção dessa majestosa hidrelétrica, na função de Téc. de Seg. do Trabalho de 1985 a 1995....

Nome: 
samara
Cidade: 
foz do iguaçu -pr

bom dia?
Gostaria de saber se é necessário agendar visita e o horário de funcionamento.e tambem gasto custa a entrada ......para fisitar toda a usina

Nome: 
helio ricardo
Cidade: 
poto alegre

ola
bom dia
gostaria de visitar a Usina em 10.03
com meus dois filhos 16 e 7 anos
e esposa
agurdo resposta e valores
att
Eng Civil Helio

Nome: 
Jane Maria Ferreira Rodrigues
Cidade: 
Ivinhema-MS.

Boa Noite!
Sou professora em uma escola pública, gostaria que me informassem sobre os preços mínimos cobrados em visitas, porque são alunos de um bairro carente e teremos que arrecadar fundos desde agora. O grupo será de 50 a 60 alunos e professores. Favor informar também se possível, os valores para alimentação e hotel. Obrigada pela atenção. Aguardo retorno.

Nome: 
JACSON
Cidade: 
JOINVILLE - SC

BOM DIA , GOSTARIA DE AGENDAR E JÁ DEIXAR PAGO A VISITA CIRCUITO ESPECIAL PARA DUAS PESSOAS NO DIA 05/04/2011 . É POSSÍVEL ????

Nome: 
Rosane
Cidade: 
Bituruna

Boa tarde!!
Tenho 1 grupo de universitários que gostariam de fazer uma visita a usina de Itaipú, grupo varia entre 46 a 70 pessoas, conforme confirmação de todos.Data prevista p visita 23/10/10.Preciso fazer rserva antecipada?Qual o valor cobrado p/ acadêmico?Aguardo retorno.Rosane

Nome: 
Heliana Junger
Cidade: 
Vitoria-ES

Bom dia!
Gostaria de saber se é necessário agendar visita e o horário de funcionamento.
Estaremos visitando Foz do Iguaçu na próximo dia 06 ao dia 09.
No mais, agradeço a atenção e aguardo retorno
Heliana

Post new Comentário

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Esta questão serve para filtrar os envios automatizados de spam deste formulário.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.