H2Foz

Instituto Chico Mendes - ICMBio

Saiba mais. Visite o site
cataratasdoiguacu.com.br

Santuário ecológico protegido

A autarquia federal Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é responsável pela administração dos 185 mil hectares do Parque Nacional do Iguaçu — a maior Unidade de Conservação do sul do país. O ICMBio substitui em todo o país, desde o início do segundo semestre de 2007, o  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na gestão das Unidades de Conservação Federais.

Além de fiscalizar os serviços terceirizados e conveniados (passeios, Cataratas, trilhas, hotel, segurança), o ICMBio desenvolve uma série de ações que integram o Parque às comunidades vizinhas e protegem a áre de um extremo ao outro.

Ao todo, 14 cidades margeiam a Unidade de Conservação. Desde Capanema, no Sudoeste, até Foz do Iguaçu, no extremo Oeste, são cerca de meio milhão de moradores na região. "A integração com a comunidade é o principal foco de atuação do ICMBio", diz o chefe do PNI, Jorge Luiz Pegoraro.

O ICMBio dispõe de 80 funcionários atuando na gestão do Parque. As ações de fiscalização, proteção e operações especiais é feita em parceria do instituto com a Força Verde - por um pelotão de 35 policiais militares especializados, chamados de policiais ambientais, através de um convênio com o Governo do Paraná.

Os programas desenvolvidos no Parque Nacional do Iguaçu são voltados principalmente à educação ambiental da população, e são executados em parceria com empresas, universidades e entidades ambientais. Entre os projetos estão, por exemplo, os de incentivo à agricultura orgânica e da emissão do selo verde (certificação ambiental) para os produtos livres de agrotóxicos, projeto de avaliação da qualidade da água e projeto de monitoramento da onça-pintada.

Escola Parque

O principal projeto tocado pelo ICMBio no Parque é a Escola de Educação Ambiental — Escola Parque. Inaugurada em 26 de janeiro de 2000, ela trabalha com professores e estudantes das cidades próximas, sensibilizando-os e conscientizando-os da importância da conservação ambiental.

Os professores passam por cursos em que conhecem os aspectos físicos, biológicos e históricos do Parque, além de conceitos e atividades em Educação Ambiental. Até julho de 2007, a escola capacitou mais de 800 professores, fornecendo materiais como fitas de vídeo, apostilas e livretos, para subsidiar o trabalho em sala de aula.

Paralelamente a essa iniciativa, a escola atende diariamente a crianças em dois turnos. Os estudantes fazem passeios pela trilha das Cataratas, trilhas na mata, atividades de sensibilização e criatividade, e oficinas de reciclagem. Ao final do roteiro, os alunos fazem um lanche no Hotel Tropical Cataratas, parceria que vem desde de o início do projeto. Ao todo, 18 mil pessoas são atendidas anualmente dentro dessa iniciativa.

Além de atender a professores e alunos, a escola tem como objetivo ser um espaço aberto onde possam ser discutidas questões ambientais e realizados projetos que melhorem a qualidade de vida das comunidades vizinhas, dos colaboradores do Parque e de suas famílias. Para se ter uma idéia, o Parque Nacional do Iguaçu gera 800 empregos diretos, entre funcionários públicos de carreira, Polícia Militar estadual e empresas terceirizadas.

Serviço


Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) 
Rodovia das Cataratas, Km 22,5 - Parque Nacional do Iguaçu
Caixa Postal 05 - CEP: 85857-970 - Foz do Iguaçu - PR
Telefone: (0xx45) 3521-8383
Fax: 3521-8360

© Portal H2FOZ - Todos os direitos reservados

      Facebook
Comentários compartilhados no Facebook.
      Twitter
Compartilhamentos e retweets no Tweeter.
 
Comentários
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. O Portal H2FOZ não é responsável pelo seu conteúdo.

Post new Comentário

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Esta questão serve para filtrar os envios automatizados de spam deste formulário.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.

          comprasparaguai.com.br

+ NA REDE