Unila, uma universidade em prol da integração em Foz do Iguaçu

Leia o artigo especial da reitora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Diana Araujo Pereira.

Apoie! Siga-nos no Google News
Clique no selo e viaje pela série especial de aniversário!
VEJA A COBERTURA DE ANIVERSÁRIO

Por Diana Araujo Pereira – OPINIÃO

ENTRE EM NOSSO CANAL NO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS NO SEU CELULAR! https://bit.ly/canal-h2foz

No ano em que Foz do Iguaçu celebra seus 110 anos, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) completa 14 anos com uma forte diversidade composta por um alunado de 32 nacionalidades e muitas etnias indígenas.

APOIO ESPECIAL

Apesar de jovem, a UNILA vem trazendo importantes contribuições culturais, econômicas e científicas para esta cidade, impactando de forma positiva em toda a região trinacional.

Sempre em cooperação com o poder público local, atuamos no combate à covid e na construção de políticas e ações voltadas ao bem-estar, à saúde do meio ambiente e à plena cidadania.


APOIO ESPECIAL

Com seus inúmeros projetos de pesquisa e extensão, nossa comunidade de professores e professoras, estudantes, técnicas e técnicos administrativos participam da vida social de Foz do Iguaçu, imprimindo sua marca de respeito à diversidade e colaborando para o crescimento e emancipação política e econômica da população.

Nos próximos anos veremos mais transformações na cidade, com a construção do campus Arandu, projetado por Oscar Niemeyer, e a plena territorialização da nossa universidade em Foz do Iguaçu.

Mas estamos apenas começando!

Com a retomada dos processos de integração a partir de 2023, e o incremento das relações da UNILA com a sociedade de Foz e outras cidades do seu entorno regional e fronteiriço, nossa universidade traz um grande aporte à interculturalidade e à democratização do acesso ao ensino público superior.

A cada passo que damos, a interação entre o poder local, o poder federal e a UNILA precisa ser aprofundada para que cidade e universidade alcancem juntas o seu potencial de desenvolvimento. 

Certamente nos próximos anos seremos um exemplo de modelo de integração pela educação para outras regiões de fronteira do Brasil.

Com a publicação do Decreto nº 12.038, de 29 de maio de 2024, que institui a Política Nacional de Fronteiras, vemos a consolidação de uma política estatal que interioriza o Estado e, ao mesmo tempo, prioriza a integração regional voltada à construção da cultura de paz, à proteção da biodiversidade e ao desenvolvimento social das fronteiras.

Desde 2010, a UNILA é uma política pública educacional para a integração regional solidária e é a partir desta vocação que contribuímos para a inclusão da cidade na rota das cooperações internacionais de desenvolvimento.

Numa perspectiva de cooperação econômica, comercial e de infraestrutura fundamentada também na integração cultural dos povos, do equilíbrio ambiental, do respeito às identidades e subjetividades que também fluem para além dos limites aduaneiros, e que se hermanan para o fortalecimento da autonomia e da soberania da América Latina e Caribe.

Como instituição educacional socialmente referenciada, a UNILA estará sempre a serviço do bem público, da interculturalidade e da consolidação das práticas democráticas e solidárias que devem fundamentar a integração regional.

A cidade de Foz do Iguaçu pode e deve contar com a UNILA para o aprimoramento das políticas públicas que promovam a reconexão das ideias com a realidade daqueles que aqui vivem.

Com a produção de pesquisa e extensão que se relacionam com o território e o tempo histórico da fronteira. E também com uma formação que qualifica e especializa profissionais, através da interação com as demais instituições educacionais da cidade.

A UNILA vem buscando construir conhecimentos coerentes com as necessidades reais da vida social da fronteira; e em diálogo com o poder público, em todas as esferas, pode consolidar relações internacionais permeadas pela empatia e solidariedade, para que as pontes que nos conectam na fronteira sejam, de fato, a Amizade e a Fraternidade.

Diana Araujo Pereira é professora e reitora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.


Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mail portal@h2foz.com.br

LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. Névio Fiorin Diz

    Unila é uma iniciativa muito importante e tem pela frente uma tarefa enorme para articular as relações com a América Latina.

Comentários estão fechados.