Assine a newsletter

GUARÊ MASCOTE

H2Foz > Entrevistas

15/12/2010

Paraná pode ter 30 municípios indutores, afirma Faisal Saleh

O futuro secretário de Estado de Turismo do Paraná, Faisal Saleh, planeja levar o Paraná a ter 28 a 30 municípios indutores. Em entrevista ao Portal H2FOZ, ele destacou  os pontos prioritários da pasta a partir de 2011. Também contou como recebeu o convite do governador eleito Beto Richa e revelou que pretende levar a Curitiba o modelo de gestão integrada do segmentado adotado por Foz do Iguaçu desde  2007.

Portal H2FOZ - Como recebeu o convite do governador eleito, Beto Richa, para ser secretário estadual de Turismo?
Faisal Saleh -
Recebi o telefonema do Governador Beto Richa ainda em Bruxelas a caminho de Madrid. Em Bruxelas participei da Missão Brasileira de Cooperação Brasil União Européia inserindo o tema Turismo como tema do 7º Programa Cuadro de Cooperação e em Madrid estive na Organização Mundial de Turismo articulando um projeto de cooperação, para desenvolvimento do Centro Internacional de Inteligência de Turismo e desenvolvimento do Destino Iguassu Trinacional.

H2FOZ - A indicação também pode ser uma conquista de Foz do Iguaçu, em especial do trade local?
Faisal -
A indicação é antes de tudo uma conquista de Foz do Iguaçu, pois foi um comprometimento de campanha, sobretudo, pelo carinho que o governador tem com a esta cidade e ao dinamismo do trade local.

H2FOZ - O senhor contou com apoio do trade local nessa ida ao futuro governo?
Faisal -
Quando surgiram possibilidades de Foz do Iguaçu receber a pasta do turismo, trade turístico, o Sindilojas, a ACIFI, cidadãos, políticos e amigos do governador manifestaram-se por meu nome; o trade turístico e a ACIFI indicaram também os nomes de Paulo Angeli e Neuso Rafain.

H2FOZ - O que Foz do Iguaçu pode esperar do governo estadual a partir de 2011 na área de turismo?
Faisal -
No Plano de Governo o governador orienta o trabalho pela projeção internacional dos três principais destinos do Paraná: Curitiba, Foz do Iguaçu e Paranaguá. Foz do Iguaçu e Curitiba são os principais portões de entrada do turismo paranaense e o Destino Iguaçu é o 2º destino brasileiro de lazer. Foz do Iguaçu é exemplo a ser seguido pelo Paraná e mundialmente com o sucesso da gestão integrada, irei trabalhar fortemente por Foz do Iguaçu, até no entendimento do que isto tem a contribuir com o desenvolvimento do Estado.

H2FOZ - Sabemos que é cedo para análises, mas com sua experiência no turismo local, regional e estadual, o que é possível antecipar de ações para o turismo no Paraná?
Faisal -
Trabalharemos fortemente pelas prerrogativas do Plano de Governo apresentado em campanha que esta em perfeita sintonia com o Plano Estadual de Turismo, validado pelo Conselho de Turismo do Estado. O Plano Estadual de Turismo, em virtude de estratégias, sofrerá algumas alterações por conseqüências de ousadas metas que pensamos implementar. Escutaremos as expectativas das regiões turísticas e estimularemos a ação integrada, articulando compromissos pontuais entres secretarias estaduais, governos municipais e entre os setores público, privado e da academia, transportando as demandas ao governo federal, de forma a incentivar todas as formas de cooperação para o avanço da pasta. Reforma do sistema de gestão de turismo do estado, Gestão do Estado do Paraná no turismo nacional e internacional, criação do Fundo de Desenvolvimento do Turismo Paranaense, desenvolvimento da Cultura da Hospitalidade e a Integração Turística regional serão temas prioritários.

H2FOZ - O turismo no estado, economicamente, possui boa gestão? O que é preciso mudar rapidamente?
Faisal -
Tenho informações preliminares de que os recursos são insuficientes para a realização de metas ousadas. Trabalharemos em perfeita integração pela captação e suplementação de recursos, temos que nos articular com todas as forças políticas, do trade turístico especialmente com o governador e secretarias correlatas. Com a elaboração e apoio aos bons projetos, buscaremos investimentos públicos federais e privados. O governador Beto Richa vê o turismo como prioridade, prova disto é o excelente trabalho da pasta realizado pela Prefeitura Municipal de Curitiba.

H2FOZ - Qual é a sua visão do turismo no estado? O potencial está concentrado em poucas cidades ou existem muitas localidades a potencializar? Poderia dar exemplos?
Faisal -
O Paraná tem 10 regiões turísticas com potenciais atrativos: Cataratas e Caminhos ao Lago de Itaipu, Curitiba, Litoral do Paraná com destaque para Ilha do Mel e a Mata Atlântica e Campos Gerais, a rota dos tropeiros e parque de vila velha, são as regiões hoje mais promovidas pelo estado.
Além destas, temos as Rotas do Café, do Agronegócio e das águas com excelentes resorts na Represa de Xavantes, além das Termas Aguativa, Região Turística Corredores das águas em função dos rios Paraná, Paranapanema, Ivaí, com destaque para o Parque Ilha Grande, Maringá com negócios e eventos e Campos Mourão e Iretama onde está as Termas Jurema e a Região Turística Terra dos pinheirais na região de Prudentópolis e Irati. No oeste Região Turística Riquezas do Oeste, no sudoeste a Região Turística Vales do Iguaçu - onde estão as represas do rio Iguaçu, Palmas, Capanema com o roteiro Doce Iguassu e na região central a Região Estradas e Caminhos, onde se encontra Guarapuava.
Curitiba, Foz e Paranaguá - onde está a Ilha do Mel são os nossos destinos indutores dentro dos 65 Brasileiros e Ponta Grossa foi pesquisada pela FGV e obteve boa pontuação, sendo que talvez no próximo ano o MTur a reconheça como mais um indutor, e todas merecem e terão a atenção da Secretaria de Estado do Turismo.

H2FOZ - Como o secretário estadual Faisal Saleh pretende dialogar com os municípios, potencializar os atrativos de cada cidade com potencial?
Faisal -
Queremos ouvir e entender todas as reivindicações. O Estado tem em torno de uns 200 municípios que possuem Secretarias Municipais de Turismo, com os quais deveremos trabalhar fortemente, no novo cenário que se desenha, o Paraná deverá se apresentar com 28 a 30 municípios indutores.

H2FOZ - Quando o senhor inicia os trabalhos de preparação da pasta?
Faisal -
É um momento bastante delicado, estou interando-me de todos os elementos que cercam este novo desafio, mas a grande dedicação até o próximo dia 30 será o encaminhamento das questões que cercam a transição no POLOIGUASSU, pois além de minha substituição na Presidência estamos ultimando com a FPTI e com o Conselho de Governo, o Planejamento Estratégico para 2011. Tomarei posse no dia 1o. de janeiro e iniciarei minhas atividades como Secretario efetivamente no dia 03 de janeiro de 2011.

(Portal H2FOZ - Alexandre Palmar)

      Facebook
Comentários compartilhados no Facebook.
      Twitter
Compartilhamentos e retweets no Tweeter.
 

ÚLTIMAS ENTREVISTAS

Comentários
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. O Portal H2FOZ não é responsável pelo seu conteúdo.

Post new Comentário

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Esta questão serve para filtrar os envios automatizados de spam deste formulário.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.

          comprasparaguai.com.br

+ NA REDE