Assine a newsletter

GUARÊ MASCOTE

H2Foz

Artesanato

O artesanato da tríplice fronteira é rico em diversidade, refletindo a história e a cultura das cidades brasileiras, paraguaias e argentinas que formam a região do Iguassu. Os produtos são um verdadeiro espelho dos atrativos turísticos e da trajetória dos colonizadores, e em especial dos índios guaranis.

O artesanato é produzido por índios e artesãos locais, que comercializam seus trabalhos em casas especializadas, ruas e feiras. São tapetes, bolsas, colares, roupas, chapéus, redes, instrumentos de caça e pesca, entre outros objetos. Mas o destaque vai para a variedade de vasos e similares. Outra sugestão são as pedras preciosas e semi-preciosas talhadas para ganhar a forma de animais característicos, como onças e aves exóticas.

Já as atrações turísticas são lembradas em réplicas da Itaipu Binacional, das Cataratas do Iguaçu, das pontes da Amizade e Tancredo Neves. Nas Cataratas do Iguaçu vale comprar uma peça que conta a lenda de Naipi e Tarobá, protagonistas, na cultura guarani, da formação das quedas d’água. A Itaipu Binacional também possui uma loja de souvenires em seu Centro de Recepção de Visitantes. O visitante que passar pelo Parque das Aves poderá adquirir produtos como peças trabalhadas em madeira petrificada.

As principais lojas de artesanato de Foz do Iguaçu são a Coart (Cooperativa de Artesanato da Região Oeste e Sudoeste do Paraná) e o Chocolate Caseiro. Também é possível comprar artesanato nas ruas e avenidas de Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina). No Paraguai, destaque para as garrafas térmicas de se beber terere, uma espécie de chimarrão gelado, e as arpas da música popular.

Criada graças a uma iniciativa da Itaipu Binacional, em 1978, a Coart tem mais de 80 associados, oferecendo centenas de peças de cerâmica, vime, porcelana, vidro, material reciclável e couchê. Para quem prefere olhar o artesanato que narra a trajetória da região, o Ecomuseu de Itaipu é uma boa dica. Ele abriga objetos com mais de três mil anos encontrados em escavações na tríplice fronteira.

Ñandeva

O Ñandeva – Programa Trinacional de Artesanato – é uma iniciativa coordenada pela Itaipu Binacional e que tem sede no Parque Nacional Itaipu (PTI). O programa é dedicado ao aperfeiçoamento do design, da tecnologia dos materiais e das estratégias comerciais dos artesãos. Também foi elaborada a iconografia da Tríplice Fronteira, um conjunto de símbolos reunidos em dois volumes com oito capítulos, que tratam da fauna e flora, artes plásticas, cultura guarani, história, arquitetura antiga e contemporânea.

Hoje, 250 artesãos estão cadastrados, porém, para participar do programa, eles precisam estar afilhados a uma entidade representativa do setor. A razão para o Ñandeva estar vinculado ao PTI está justamente na necessidade de apoiar o desenvolvimento tecnológico dos produtos, garantindo maior durabilidade aos materiais utilizados, como sementes, madeiras, couro, tecidos etc. Por ser de caráter trinacional, a iniciativa atraiu a participação de designers de renome e, para o futuro, existe a intenção de formar competências regionais, com a instalação de um curso de design na região. 

Para valorizar todas as etapas do programa, os produtos Ñandeva trazem três etiquetas, que funcionam como uma espécie de certificado de origem: a primeira explica o que é o Ñandeva. A segunda fala do artigo e do artesão: quem é, onde mora, qual a técnica utilizada, qual o material. A terceira explica qual o ícone empregado. 

Além do suporte institucional, a Itaipu articula linhas de financiamento junto a órgãos como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o Ministério da Ciência e Tecnologia, e o Sebrae, para alavancar o programa.

Serviço

Produtos Ñandeva
Rodovia Br 469 – S/Nº - Km 32 – Loja 4 – Parque Nacional do Iguaçu
Telefone: (45) 3527-4241
E-mail:
Site: www.nandeva.org.br

Artesanato Avenida
Avenida das Cataratas, km 2.250
Foz do Iguaçu - Brasil
Telefone: (45) 3523-4154
E-mail: [email protected]
Site: www.artesanatoavenida.com

Casa do Sisal
Avenida Mário Filho, 1110
Foz do Iguaçu - Brasil
Telefone: (45) 3578-6040

Cataratas do Iguaçu
Avenida das Cataratas, km 18
Foz do Iguaçu - Brasil
Telefone: (0xx45) 3521-4400
E-mail: [email protected]
Site: www.cataratasdoiguacu.com.br

Coart - Cooperativa de Artesanato da Região Oeste e Sudoeste do Paraná
Rua Quintino Bocaiúva, 462
Foz do Iguaçu - Brasil
Telefone: (0xx45) 3523-5518
E-mail: [email protected]

Paz Pazzini
Avenida das Cataratas, km 2,5
Foz do Iguaçu - Brasil
Telefone: (0xx45) 3523-4012
E-mail: [email protected]

Pote de Barro
Avenida das Cataratas, 354
Foz do Iguaçu - Brasil
Telefone: (0xx45) 3572-1884

Recanto dos Três Marcos
Marco das Três Fronteiras
Foz do Iguaçu - Brasil
Telefone: (0xx45) 3527-4221
E-mail: [email protected]

Três Fronteiras
Avenida das Cataratas, km 11
Foz do Iguaçu - Brasil
Telefone: (0xx45) 3529-6565
E-Mail: [email protected]
Site: www.tresfronteiras.com.br

Casa Ypacarai
Avenida Carlos Lopez, 44
Ciudad del Este - Paraguai
Telefone: (00xx59) 561-512-522

Casa India
Galeria Shanghai
Ciudad del Este - Paraguai
Telefone: (00xx59) 561-514-586
E-mail: [email protected]

© Portal H2FOZ - Todos os direitos reservados

      Facebook
Comentários compartilhados no Facebook.
      Twitter
Compartilhamentos e retweets no Tweeter.
 
Comentários
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. O Portal H2FOZ não é responsável pelo seu conteúdo.

Post new Comentário

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Esta questão serve para filtrar os envios automatizados de spam deste formulário.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.

          comprasparaguai.com.br

+ NA REDE