GUARÊ MASCOTE

+ NA REDE

H2Foz

Adilson Borges

Os segredos e encantos das Cataratas do Iguaçu 

“Ela não repete a mesma cena. Um dia a água está mais branca, turbulenta”

Ver, ouvir, sentir e retratar as quedas das majestosas Cataratas do Iguaçu em diferentes estações e anos é um privilégio para poucos. É com esta emoção no foco e no olhar que Adilson Borges apresenta aos leitores do Portal H2FOZ um recorte histórico de sua experiência durante seis anos de trabalho fotográfico realizado ao Parque Nacional do Iguaçu. 

“Em todo esse tempo já vi muita coisa. Cheias, secas e momentos únicos da vida deste patrimônio da humanidade. Lembro-me daqueles momentos únicos. Vi os funcionários se arriscando para retirar as grades das passarelas, isso em 2005. O volume de água era de 20 mil metros cúbicos por segundo. Uma loucura, muita água”, revela Borges.

Para ele, por mais que se queira é impossível fazer o mesmo retrato, mesmo que seja no mesmo ângulo. “As cataratas têm um diferencial, ela não repete a mesma cena. Um dia a água está mais branca, turbulenta. No outro, o céu mais azul, com andorinhões, brumas, borboletas”.

Outro dia marcante na memória fotográfica de Borges foi a seca de 2006. “Era inverno e as quedas agonizavam com 190 metros cúbicos. A quantidade de água era irrisória. Dezenas de saltos desapareceram. A notícia correu o mundo, principalmente via agência Reuters”.

Neste período viu com muito orgulho suas fotos estampando jornais e portais brasileiros e do exterior. Entre muitas publicações, Borges comenta a satisfação de olhar um retrato de sua autoria num jornal japonês. “As fotos da seca foram amplamente divulgadas por um jornal do Japão”.

Nem só de cheias e secas se sustenta o trabalho de Adilson Borges. Diariamente sua produção é requisitada para compor conteúdos de turismo e meio ambiente. Suas fotos ilustram campanhas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais).

(Portal H2FOZ - Wemerson Augusto)

      Facebook
Comentários compartilhados no Facebook.
      Twitter
Compartilhamentos e retweets no Tweeter.
 
Comentários
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. O Portal H2FOZ não é responsável pelo seu conteúdo.

Post new Comentário

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Esta questão serve para filtrar os envios automatizados de spam deste formulário.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.